quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cinfães apura-se

O primeiro confronto do Real SC com uma equipa filiada na AF Viseu foi disputado no Domingo. O adversário foi o CD Cinfães, clube que disputa a 2ªDivisão e que tem um historial semelhante ao do Real. O Cinfães disputa pela 13ª vez um campeonato nacional, enquanto que o Real vai na 14ª participação. Ainda assim, o Cinfães disputa pela segunda vez a 2ªDivisão, prova em que o Real já participou durante seis temporadas. No que toca à Taça de Portugal, a prestação cinfanense é bem mais positiva. O jogo de domingo foi o 41º do Cinfães mas apenas o 26º do Real. A fase mais adiantada disputada pelo Real foi a 4ªEliminatória em duas ocasiões - 2004/05 e 2007/08. Em 2004/05, eliminou o Câmara de Lobos, o Santiago e o Torreense, antes de ser eliminado pelo Marítimo. Três épocas mais tarde, eliminou o Igreja Nova e o Cacém antes de cair frente ao Aves. Quanto ao Cinfães, já disputou os Oitavos-de-Final por duas vezes. A primeira foi em 1982/83. Após eliminar Mirense, Lusitano Vildemoinhos, Penalva do Castelo e Riopele, falhou o acesso aos últimos oito para o Valdevez. Mais recente é a segunda proeza cinfanense na Taça. Em 2008/09, eliminou Ribeira Brava, Paredes e Fátima, antes de cair frente ao FC Porto por 1-4.

Mas como a História não ganha jogos, a eliminatória que juntou Real e Cinfães estava em aberto. A equipa da casa apresentou uma equipa ainda mais jovem que a da época passada, com uma média de 20,6 anos. No onze inicial surgiram quatro caras novas. Na lateral esquerda alinhou Rui Loures (ex-Sintrense), o mais "velho" do plantel aos 25 anos! No miolo, as novidades foram a presença do ex-júnior belenense Bernardo e, nas alas, dos regressados Tino (terminou a época passada precisamente no Cinfães) e Coelho (ex-Ribeirão que entretanto já saíu para o Trofense). A continuidade foi assegurada pelo guardião João Ascenso, pelos defesas David Rosa (novo capitão), Jibril e Araújo, pelos médios Paulinho e Ladeiras e o avançado Caramelo.

Nos visitantes, para além de virem de uma época em que conseguiram a manutenção na Segunda Divisão, ainda se reforçaram com jogadores com experiência de Liga de Honra, como Eduardo, Hélio e Vítor Silva, para além de Trigueira, guardião com passagem pela liga principal ao serviço do Rio Ave.


Para quem esperava um jogo desequilibrado em favor dos visitantes, o jogo foi surpreendentemente equilibrado e acabou por ser decidido num lance em que João Ascenso foi extremamente infeliz, sofrendo um golo de canto directo mesmo em cima do intervalo. Aos 56', Tino está muito perto do empate mas falha. A primeira meia hora do segundo tempo mostrou a equipa do Real em busca do empate mas sem criar grande perigo, excepção feita ao lance referido. O último quarto de hora foi já muito aberto com lances de perigo nas duas áreas mas sem que as redes voltassem a ser violadas.

O Real fica arredado da Taça de Portugal mas deixou perspectivas interessantes para a época que disputará na Série E da 3ªDivisão. O Cinfães segue em frente mas terá de mostrar mais durante a época na 2ªDivisão.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Passos e o Melga

A posição de lateral-esquerdo na equipa de futebol do Benfica foi muito discutida durante a época passada e continua a sê-lo esta época. A famosa teimosia de Jorge Jesus manteve Emerson durante uma época inteira. A manter-se, o mesmo sucederá agora com Melgarejo. Jovem atacante com provas dadas na época que passou em Paços de Ferreira, o paraguaio apresenta naturais dificuldades defensivas. Habita espaços ainda desconhcidos. Os golos do Braga são prova disso. Neste contexto, faz sentido lembrar algumas adaptações a lateral, verificadas na última década. Paulo Ferreira, Miguel e Fábio Coentrão não mostraram, nas primeiras partidas como laterais, capacidade para alinhar no Chelsea, Valencia ou Real Madrid. Não estou a dizer que é seguro que Melga se torne um grande lateral. Mas é mais seguro confiar em Jesus com o seu histórico de criação de laterais do que no discurso de Passos no Pontal a antecipar o fim da crise. Se Jesus se enganar, perde o Benfica. Mas os enganos de Passos custam-nos a todos.

sábado, 11 de agosto de 2012

O regresso da Honra


A Oliveirense venceu o Sporting B no jogo de estreia da 23ª edição da Liga de Honra. Decisivo foi Barry, avançado que apenas se estreou na Liga de Honra na última época, ao serviço do Atlético, que fez o primeiro golo da edição 2012/13 da prova. Fê-lo perante o Sporting B, equipa que alinhou com nove estreantes na prova. Apenas Vítor Golas e Zezinho já têm experiência de Liga de Honra. Até hoje, mais de 4200 jogadores alinharam nas 22 edições iniciais da Liga de Honra. Aqui fica o TOP 5 dos totais de jogos, golos, amarelos, expulsões e auto-golos.

JOGOS                                
SÉRGIO NUNES                       333
EMANUEL                                323
MESQUITA                              322
ARMANDO                               317
ROCHA                                    296

GOLOS                                 J       G
ARTUR JORGE                        294    88
MARCÃO                                 149    82
PAULO VIDA                           177    81
RUI MIGUEL                            224    67
NUNO SOUSA                         245    66
BOCK                                      194    66

AMARELOS                        J       A
SÉRGIO NUNES                       333    113
DUCA                                      269    98
MESQUITA                              322    78
QUIM COSTA                          223    77
TELMO                                    203    73

EXPULSÕES                      J       E
DUCA                                      269    16
ADALBERTO                           190    13
NUNO MENDES                       141    12
KASONGO                               211    11
SÉRGIO NUNES                       333    10
FERNANDO AGUIAR                195    10

AUTO-GOLOS                    J       AG
ARMANDO                               317    6
ALEXANDRE                            242    4
ELÍSIO                                    73      3
25 jogadores marcaram dois golos na baliza errada