sábado, 18 de maio de 2013

Lixa nos Nacionais

Após ter vencido o Ermesinde e beneficiando do empate do Perafita, o FC Lixa garantiu o regresso aos Nacionais no domingo passado.

No dia 5 fui a Serzedo (Gaia) para assistir ao CF Serzedo-FC Lixa. Nunca tinha assistido a um jogo dos Distritais da AF Porto. A expectativa era elevada e não foi gorada. Pelo contrário.

A comemorar os 80 anos, o CF Serzedo tem Edmundo Duarte como técnico da sua equipa sénior de futebol. Para quem não tem memória disso, refira-se que o técnico gaiense chegou a treinar equipas na 1ªDivisão (Alcobaça e Espinho), assim como da Liga de Honra, como o Torreense e Espinho. A sua carreira passou ainda por clubes como a Oliveirense, Lousada, Trofense, U.Lamas, Dragões Sandinenses, Vilanovense, Ribeirão, Feirense, Maia ou Candal, entre outros.

Em posição tranquila na tabela, o Serzedo recebia o líder Lixa, treinado desde Fevereiro por Vasco Seabra que rende Filipe Coimbra. Mas as posições dos clubes pouco determinaram o curso da partida.

Foi mesmo o Serzedo a entrar melhor no jogo, obrigando mesmo Vasco Viana a duas defesas apertadas. O Lixa acabou por equilibrar a partida e inaugurar o marcador à passagem do minuto 21. O capitão Hélder Carvalho roda na área, remata, a bola ressalta em Moreira e pinga sobre o guardião da casa. Três minutos volvidos, penalty favorável ao Lixa convertido por Mauro. Aos 44', remate de Bessa na área é parado pelo braço esquerdo de Domingues, capitão do Serzedo. Seria penalty mas o árbitro deixou seguir. Mas ainda haveria tempo para mais dois golos antes do intervalo. Primeiro foi o Lixa a alargar a vantagem para 0-3 quando Mauro isolou Bessa que bateu César. Na resposta, o Serzedo reduziu com um fantástico remate de trivela de Nuno Velha à entrada da área. Logo após o reatamento, o árbitro apita para o intervalo.


Mas a excelente equipa do Serzedo viria para a segunda metade preparada para reagir. Aos 50', Gerson aponta o canto, há vários jogadores a saltar à bola mas esta parece não tocar em ninguém antes de Vasco Viana a colocar dentro das redes ao tentar fazer a defesa. O Serzedo ía agora em busca do empate, mas foi o Lixa a estar perto do golo numa transição em que César desvia pela linha de fundo um remate de Bessa. Aos 64', Bruno Faria e Marinho saltam à bola após a marcação de um livre e a bola entra na baliza à guarda de Vasco Viana. O jogo estava empatado e a equipa da casa dava uma réplica excelente após ter estado a perder por 0-3.

O jogo passou então por uma fase menos interessante com várias substituições e cartões mostrados pelo árbitro. Aos 76', num lance de que só filmei a parte final, Bessa surge frente a César e bate o guardião do Serzedo. No reatamento, o guardião da casa sai da área e atinge Agostinho, sendo expulso pelo árbitro. Em apenas um minuto, o Serzedo via o Lixa voltar a adiantar-se no marcador e ficava em inferioridade numérica. O jogo estava decidido.

Ao minuto 81, Paulo Gomes, num grande lance individual, atira ao poste, a bola regressa a si que remata à trave. O jogo só voltaria a ter motivos de interesse nos 4' de compensação concedidos pelo árbitro Nélson Pascoal. Apesar do Serzedo estar em busca do empate, o Lixa em mais uma transição rápida tem nova chance de fazer o quinto golo, com o guardião da casa (Miguel) a defender o remate de Agostinho. Logo depois, o mesmo Agostinho tem nova chance para matar a partida mas o remate sai ao lado. No entanto, o último golo da partida surgiria pouco depois num lance individual de Lemos, que parte ainda antes da linha de meio campo e só pára depois de driblar o guarda-redes da casa e finalizar. O jogo terminaria logo após.

Uma semana depois, o Lixa garantiria o regresso aos Nacionais após duas descidas consecutivas entre 2007/08 e 2008/09, mas a vitória em Serzedo foi tudo menos facil. A equipa da casa mostrou uma organização bem interessante, em que a sua linha intermédia se mostrou excelente para este escalão.

Sem comentários: