terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Futebol Benfica-Elvas - 15.2.2009

Domingo passado, o “O Elvas” deslocou-se ao Francisco Lázaro para defrontar uma equipa com objectivos idênticos. Em luta por um dos 6 primeiros lugares que garantem a manutenção e lutarão pela subida, “O Elvas” e Futebol Benfica disputaram um jogo interessante.

Os dois guarda-redes tiveram pouco trabalho ao longo da partida, mas acabou por ser um erro de um deles a deteminar o resultado final. JOÃO GODINHO, formado no Benfica e que passou as últimas três épocas no Oriental, teve uma saída em falso que foi aproveitada pelo rápido JANU para, de pontapé de bicicleta, fazer o único golo da partida. Jogava-se o 14º minuto da primeira parte.


O jogo continuou equilibrado mas sem grandes lances de perigo. O longilíneo MAURO (chegou a jogar na Liga de Honra pelo Gondomar) esteve sempre muito marcado pelo possante ALEX, enquanto que JANU, para além do golo, se revelou um jogador prometedor mas algo inconsequente.

Mauro sempre acompanhado

O décimo minuto da segunda parte foi marcado pela expulsão (exegerada) de GLAEDSON. Uma espécie de arma secreta como suplente utilizado no Santa Clara de primeira (2001/02), tendo mesmo marcado frente a V.Guimarães e Farense, cumpre a segunda época nos alentejanos, onde é o responsável por todos os lances de bola parada. Aos 39 anos, o índio do Amazonas encontrou no Alentejo o local em que, muito provavelmente, terminará a carreira, após passagens pelos Açores (Micaelense), Algarve (Olhanense) e pela Madeira (Portosantense).


O pequeno 11 dos alentejanos saltou com PEDRO, médio do Fofó, atingindo este na face. O árbitro mostrou o cartão vermelho e o jogo parecia terminado.

Mas “O Elvas” reagiu muito bem à expulsão, tomando conta do jogo. O Fofó é que parecia jogar com 10, passando por momentos aflitivos e que provocaram nervosismo e discussões entre os atletas. Como gritou diversas vezes o capitão VITAL (chegou a ser contratado pelo V.Guimarães há uns anos atrás), a equipa não conseguia manter a bola longe da sua área durante dois minutos que fosse.

Aos 78 minutos, PAULO MENDES (técnico que, como jogador, foi Central do Benfica, Nacional e Est.Amadora) arriscou tudo. Tirou IVO, lateral esquerdo (formado no Sporting e no Belenenses) pequeno e raçudo a fazer lembrar João Pereira e colocou o único membro do clã Vidigal convocado, o jovem TIAGO. Antes já entrara VASCO MALHADO, jovem alentejano com passagem pelas camadas jovens do Belenenses. Apesar da estatura mediana, revelou uma excelente impulsão, ganhando todos os lances de cabeça no meio-campo. Apesar da aflição, a equipa do capitão GONÇALO (sempre em acção no miolo, apesar de amarelado desde os 24 minutos de jogo) manteve a vantagem no marcador, garantindo 3 pontos preciosos.

Sem comentários: