segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Oeiras-Freiria - 1.2.2009



Numa altura em que Sporting e Bolton discutiam uma eventual transferência de Miguel Veloso para Inglaterra, o pai Veloso sofria no banco da AD Oeiras.

António Veloso está à frente do comandante da Divisão de Honra (DH) da Associação de Futebol de Lisboa (AFL). No Domingo recebeu o Freiria SC, clube que faz apenas a segunda aparição na DH e que há 5 anos jogava no degrau mais baixo do futebol distrital lisboeta. A fazer um campeonato bem acima do esperado, a equipa do Treinador-Jogador Puskas (antigo jogador de Mafra e Malveira) empregou ao jogo com o líder a competitividade que a sua classificação antecipava.

A perder por 1-0 após cabeceamento do central Meireles, os visitantes viram o seu número 10 saír, por lesão, aos 36 minutos de jogo. Para o seu lugar, entrou o holandês Ruud que, quatro minutos depois, deu a melhor conclusão à excelente jogada do capitão Luís Luz. O número 8 do Freiria foi mesmo dos melhores jogadores em campo.


A equipa da casa pareceu algo surpreendida com o golo e só se encontrou na segunda parte, depois do central Luís Pinto (Freiria) ter desperdiçado uma grande penalidade.


O relógio marcava 52 minutos de jogo. A equipa da casa ganhou novo ânimo em busca do golo da vitória que acabou por chegar pelo ex-júnior Leonel.


Os últimos vinte minutos viram um jogo partido e muito aberto, mas sem alterações no resultado.

O Oeiras não demonstrou o porquê de ser líder, enquanto que o Freiria mostrou capacidade para se intrometer na luta pelos primeiros lugares.

OEIRAS-Tiago; Edson, Meireles, Lima e Kalifa; Nuno Alves, Barbosa (Fred 80’), Geraldino (Leonel 45’) e Luís Carlos; Ricardinho (Jorge Cordeiro 45’)(Diniz 77’) e Rabá

Tr. António Veloso

FREIRIA-Gil; Gonçalo Ricardo, Estêvão Gerson, Luís Pinto e Puskas; Tiago Carmezim, Luís Daniel, Bruno Carvalho e Luís Luz (Pedro Camilo 83’); Diogo Ribeiro (Ruud 36’) e Elson

Tr. Puskas

GOLOS – Meireles (17’), Ruud (40’) e Leonel (71’)
AMARELOS – Meireles, Lima e Nuno Alves (Oeiras) e Luís Daniel (Freiria)

Destaques:

Oeiras – os jogadores que mais prometiam desiludiram. Os experientes Lima, Barbosa e Jorge Cordeiro não fizeram jus aos respectivos currícula. O ponta-de-lança Rabá foi de uma ineficácia total. O brasileiro Luís Carlos, grande destaque goleador ao longo da época, desiludiu apesar de se perceber ter um bom pé esquerdo. Pela positiva, nota para o Nuno Alves (25 anos), médio com passagens pelo Tourizense, Académica B, D.Beja, Tires e Alcochetense. Sempre em jogo, tanto passa com segurança como corta com convicção. Os laterais Edson e Kalifa subiram sempre muito bem mas só foram bem acompanhados por Leonel e Fred, jovens que ainda na época passada fizeram parte da equipa de Juniores da ADO que tão boa conta de si deu na 1ªDivisão Nacional da categoria.

Freiria – o médio Bruno Carvalho passou pelas camadas jovens do Odivelas e já jogou no Unidos e no Fanhões. Os ex-pupilos de António Veloso no Malveira, Diogo Ribeiro, Estêvão Gerson e Tiago Carmezim emprestam qualidade a uma equipa que constituíu uma agradável surpresa. O guardião Gil, brasileiro que o Oeiras foi buscar a Minas Gerais há dois anos, pareceu seguro e o Treinador-Jogador Puskas dá toques de classe, apesar de algo pesado. O loiro Ruud fez aquilo que se associa a um ponta-de-lança oriundo daquela zona da Europa – não desperdiçar oportunidades de golo. O brasileiro Elson mostrou bons pormenores mas foi bem marcado.

Sem comentários: