domingo, 14 de outubro de 2012

Real passa com distinção pelo Cartaxo

7/10/2012
SL CARTAXO-REAL SC 0-4
Arb:André Moreira (AF Leiria)
Cartaxo-Travessa; Kiko, Bernardo (cap.), Semeano e Serginho; Sequeira, D.Costa e Ricardo; Sá, Tiago Montez e Sacramento
Tr.Paulo Mendonça
Real-André Martins; David Rosa (cap.), Jibril, Araújo e Liangxuan; Miguel Snatos, Paulinho e Ladeiras; Miguel Cardoso, Tino e Kifuta
Tr.João Silva

O resultado do jogo não espelha as dificuldades sentidas pelo Real. É verdade que as dificuldades surgiram mais das falhas na finalização do que à réplica da equipa ribatejana. No entanto, a incerteza no marcador durou até ao segundo golo do Real, marcado apenas aos 82'.

O primeiro lance de algum perigo ocorreu ao terceiro minuto, num cruzamento remate de Ladeiras que obrigou Travessa à primeira defesa do jogo. Aos 13', Ladeiras assiste Tino de cabeça mas o avançado remata por cima. Doze minutos depois, bom lance do Real começa com uma triangulação entre Tino e David Rosa, com o avançado a cruzar para o remate de Miguel Cardoso ir parar a Ladeiras cujo remate sai a rasar o poste direito à guarda de Travessa. Pouco depois, num canto, Araújo salta sem oposição na área mas a cabeçada sai por cima. Ao minuto 28, livre apontado por Ladeiras, com Liangxuan Gong a surgir de rompante e a cabecear para a barra, no que teria sido um grande golo. Três minutos depois, um cruzamento largo de Tino obriga Travessa a colocar a bola sobre a barra. Do canto surgiu o golo que o Real já justificava. Ladeiras aponta o canto, Araújo falha o primeiro remate de pé direito mas fica sem a marcação de Diogo Costa, desferirindo remate certeiro de pé esquerdo. Cinco minutos depois, o Real esteve novamente perto do golo. Kifuta ganha no ombro-a-ombro com Bernardo e coloca a bola em Miguel Cardoso que, frente a Travessa, remata à figura. Até ao intervalo, o Cartaxo ainda procurou reagir mas sem criar perigo.


Para a segunda parte, o técnico da casa trocou Sá e Tiago Montez por Morgadinho e Toscano, mas a toada do jogo manteve-se. Logo no primeiro minuto, em mais um livre de Ladeiras, Kifuta cabeceia ao lado. Aos 51', Miguel Santos (de regresso ao miolo após ter rendido Araújo como central frente ao Lourinhanense) remata para defesa de Travessa. Dois minutos depois, Kifuta, com um toque de cabeça, coloca Miguel Cardoso na cara de Travessa mas o remate do ainda júnior sai por cima. Aceita-se o remate apesar de Tino surgir numa posição mais frontal. No minuto 57, um passe longo de Araújo isola Ladeira mas Travessa volta a fazer bem a mancha, evitando o segundo golo visitante. Cinco minutos depois, João Silva troca Miguel Cardoso por Ventura. O Real não marcava o segundo golo e o Cartaxo ía ganhando confiança de que poderia chegar ao empate. Aos 72', Diogo Costa rematou à trave. O canto que se seguiu foi o primeiro de três consecutivos mas seria o único a criar perigo, com David Rosa a afastar a bola que se dirigia para as redes após saída de André Martins. No minuto 76, João Silva volta a mexer na equipa. A entrada de Tomás para o lugar de Miguel Santos viria a revelar-se extremamente feliz. O jovem de 21 anos estreava-se na equipa do Real e ainda não sabia que se iria tornar no primeiro estreante a bisar pela equipa principal do Real. Dois minutos depois, registar-se-ia a última alteração no Real, com a saída de Tino e a entrada de Bernardo. Aos 81', e no mesmo lance, a bola ronda a baliza do Cartaxo em dois momentos mas a vantagem mínima visitante mantinha-se. No minuto seguinte, seria em contra-ataque que o Real chegaria ao segundo golo. O lance começa e termina em Tomás após assistência de Ventura. A equipa da casa estava finalmente derrotada. A partir daí, a superioridade do Real foi ainda mais evidente. Já em período de compensação, Tomás, na execução perfeita de um livre de pé esquerdo, faria o 0-3. No recomeço, o Cartaxo perde a bola e o Real volta a marcar. Paulinho tabela com Ventura, dribla Travessa e finaliza sem dificuldade. A bola voltou ao grande círculo mas o apito final soaria segundos depois.

+
Apesar de mais uma derrota caseira, destaco as qualidades do capitão do Cartaxo. Joga a central mas sai bem a jogar e coloca a bola à distância com algum rigor. Acabou a jogar na frente, numa opção de procura pelo empate que acabou por se revelar errada.

No Real, boa estreia do lateral esquerdo Liangxuan Gong e do já referido Tomás.

Destaque ainda para a presença, ainda que reduzida, da claque do Real, merecedora de agradecimento especial da equipa no final da partida.

-
A generalidade dos clubes chegou a uma situação financeira tal que recorrem a subterfúgios criativos, como se verificou no domingo.

Sem comentários: