terça-feira, 18 de novembro de 2008

Cinfães, o Grande


Esta é apenas a nona presença do CD Cinfães na 3ªDivisão Nacional, onde se estreou em 1987/88. Na Taça de Portugal, é a 15ª presença. Curiosamente, as melhores prestações foram em 1982/83, eliminado pelo CA Valdevez, clube ainda em prova na edição desta época, e em 2003/04, eliminado também à 5ªEliminatória pelos açoreanos do CD Santo António. Nunca defrontaram um clube dos escalões (ditos) profissionais, até o sorteio dos 1/8 de Final ditar a visita do FC Porto.

Apesar do Campeão Nacional ir ao campo do Campeão da AF Viseu em título, não irá defrontar uma equipa inexperiente. Muito pelo contrário. Vejamos o onze apresentado pelo Cinfães na última jornada da Série C da 3ªDivisão.

O Guarda-Redes foi PADEIRO (31 anos), homem da casa com passagem pelo Arouca (2005/06). No banco está MIGUEL MATOS (28), formado no FC Porto e com passagens por vários clubes entre as 2ª e 3ªs Divisões Nacionais – Vilanovense, Dr.Sandinenses, Aliados de Lordelo, Infesta, Pampilhosa, entre outros.

O lateral-direito foi MAIA (27), antigo jogador de Ribeirão, Micaelense e Trofense. Na época passada, alinhou em metade dos jogos que conduziram o Trofense ao escalão principal.

À esquerda alinhou LUÍS CARVALHO (25), defesa que alinhou na Sanjoanense, Rebordosa e Leça nas últimas três temporadas.

No centro da defesa, KIPULO (27) e JONAS (24) garantem experiência. O primeiro foi formado no V.Guimarães e chegou a alinhar na 1ªDivisão de 1999/00, ao lado de Fernando Meira, Pedro Mendes e outras figuras do nosso futebol. Desde que deixou Guimarães, passou pelo Moreirense, Marco, Aliados de Lordelo e Tirsense.

JONAS é um central formado no FC Porto que, em 2005, se transferiu do Infesta para os escoceses do Falkirk, onde esteve nas últimas três épocas.

O meio-campo foi composto por um homem da casa (ROGÉRIO (31)) e dois tirsenses - ANDRÉ PINTO (23) e RUI GONÇALVES (28). Este último tem alinhado essencialmente na 2ªDivisão, onde alinhou pelo Trofense, Aliados de Lordelo e Tirsense.

O ataque foi entregue a MAURO (26), cinfanense que esteve com Padeiro no Arouca 05/06, SÉRGIO SILVA (29), avançado com passagens pela Oliveirense e Sanjoanense, e MIKI (30), vizelense com uma longa carreira na 2ªDivisão, onde já alinhou pelo seu Vizela, Paredes, Esmoriz, Espinho e Moreirense.

De fora ficou NAKATA (30), alcunha de Henrique Pinto, médio experiente que já passou pelo Freamunde, Paredes, Lixa e Aliados. Outro dos destaques é FILIPE CARVALHO (24), defesa que entrou na segunda parte. Tal como MIKI, provém das camadas jovens do Vizela e jogou no Fafe e Lagoa.

Isto não significa que o Cinfães é favorito para passar aos Quartos-de-Final, apesar do favoritismo num jogo ser sempre teórico. Significa apenas que apesar da presença de alguns jogadores que foram Campeões Distritais na época passada, o Cinfães reforçou-se maioritariamente na 2ªDivisão, contratando jogadores com experiência suficiente para fazer deste jogo o jogo das suas vidas.

Sem comentários: