segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Do fundo...


Não obstante a derrota frente ao Real, o Aljustrelense continua no segundo posto da Série D da 2ªDivisão.

A notícia justifica-se por vários motivos. Em primeiro lugar, o Aljustrelense é de Aljustrel e Aljustrel fica no Baixo Alentejo. O Baixo Alentejo nunca teve nenhum clube no escalão maior e conta apenas uma presença na Liga de Honra – o D.Beja em 96/97.

Mesmo ao nível da 2ªDivisão, o clube do Baixo Alentejo com mais presenças é também o D.Beja com 23 épocas. O segundo clube com mais presenças tem apenas 9 participações...

O Aljustrelense foi Campeão da AF Beja em 2006/07. Do plantel actual, nada menos que 9 jogadores faziam parte dessa equipa. Três deles foram titulares frente ao Real e outros dois foram suplentes utilizados. O técnico Francisco Fernandes também está no clube desde o regresso aos Nacionais.

O clube já havia passado pela antiga 2ªDivisão Nacional, mas isso ocorreu nas longínquas épocas de 49/50 e 50/51, quando o acesso à 2ªDivisão era disputado nos Campeonatos Distritais. Isto faz com que esta época seja a primeira época em que o Mineiro Aljustrelense ascende ao segundo escalão depois de passar pelas várias etapas da hierarquia futebolística nacional.

Sem comentários: