sábado, 30 de abril de 2011

Jornada Decisiva

Daqui por algumas horas, disputar-se-ão os jogos da última jornada das três zonas da 2ªDivisão Nacional. Aqui ficam alguns factos e prognósticos do que poderá acontecer.

Disputa do primeiro lugar:
As contas são relativamente simples. O Tondela garante o primeiro posto se vencer o Aliados. Se empatar, ficará dependente do que farão Boavista e Padroense, sendo que nenhum deles poderia vencer. Perdendo, teria de esperar que o Boavista não conseguisse mais do que um empate e que o Padroense perdesse.

O Padroense será primeiro se vencer em Coimbrões e o Tondela não fizer o mesmo frente ao Aliados. Se empatar, terá de esperar uma derrota do Tondela e que o Boavista não vença o Pampilhosa.

O histórico Boavista é, curiosamente, o que parte em pior posição. Terá forçosamente que vencer o Pampilhosa porque tem desvantagem nos confrontos directos em caso de eventuais desmpates pontuais com Tondela e Padroense. AO mesmo tempo, nenhum dos adversários directos poderá vencer para que os axadrezados venham a disputar a subida à Liga de Honra com Atlético e União da Madeira.

Se a lógica imperar, o Tondela disputará pela primeira vez na sua História o acesso aos escalões profissionais do futebol português.

Descidas:
Na Zona Norte, e mesmo perdendo em Macedo de Cavaleiros, seria necessária uma conjugação de resultados muito desfavorável na Zona Centro, para que o Merelinense descesse.

A Sul, Farense ou Atl.Reguengos – um deles irá descer porque aquele que ocupar o 12º posto será sempre um dos dois piores 12ºs das três zonas. Ao Farense, basta um empate, pelo que o Atl.Reguengos é o maior candidato a descer.

Na Zona Centro, estarão centradas as maiores emoções. Há cinco clubes a disputar apenas duas vagas (três se tudo correr muito bem). Neste cenário, o Sp.Pombal, o Anadia e o União da Serra estão obrigados a vencer, o que até pode não ser suficiente. Jogam todos em casa, frente a Esmoriz, Cesarense e Gondomar, respectivamente.
O caso do Sp.Pombal é o mais complicado. Para além de vencer o Esmoriz, precisa que Pampilhosa e Aliados percam e que, no máximo, apenas Anadia ou U.Serra vença. Como tanto o Pampilhosa como o Aliados visitam clubes que ainda pensam no primeiro lugar e o U.Serra recebe o sempre complicado Gondomar, arrisco dizer que as surpresas poderão surgir de Pombal e de Anadia, onde o clube local recebe o já despromovido Cesarense. Se vencer e o mesmo não acontecer a Pampilhosa, Aliados e U.Serra, poderá festejar a manutenção.

A ter de apostar, arriscaria dizer que jogarão na 3ªDivisão em 2011/12, Pampilhosa, Aliados, U.Serra e Atl.Reguengos.

2 comentários:

Emanuel Baleizão disse...

Sou um fanático por tudo o que é futebol. Nos últimos meses, tive tempo para ir ao meu sótão e folhear os mais de 3000 jornais que tinha desde 2003 a 2007 e tirar as páginas que me interessavam. E dei por mim a ler umas crónicas que naquele tempo adorava, aquela coluna vertical soberba, com o título "fala barata" que era para mim um verdadeiro must. E dei por mim a pensar "fogo, porque é que acabaram com isto" "era fixe era este homem ter um espaço destes na net" "estes conhecimentos de 2ªas, 3ªas divisões e distritais é lindo de se ler". Há uns dias atrás, faço uma pesquisa na internet porque queria actualizar uns dados no zerozero sobre o abrantes e eis que descubro esta preciosidade. As minhas palavras são de felicitação pelo seu bom trabalho e que continue a brindar-nos com brilhantes conhecimentos e porque não, de semana a semana, com aquelas crónicas que eu tenho tanta saudade de ler no Record e que adorava continuar a ler aqui...

Um abraço

Jorge Barata disse...

Caro Emanuel, muito obrigado pelas suas palavras. Para além da paixão pelo Futebol, temos também em comum a ligação a Ponte de Sôr, concelho de origem de parte da minha família.

Quanto às crónicas no Record, terminaram por decisão editorial.

Como não há prazos para cumprir, a minha relação com o blog acaba por ser mais "livre", mas procurarei da resposta ao seu pedido, nomeadamente durante o defeso.

Abraço