segunda-feira, 6 de junho de 2011

Amora coloca Almada na 2ª Distrital

As minhas memórias relativas ao Amora Futebol Clube remontam ao início da década de 80. O clube disputava a 1ªDivisão Nacional e as colecções de cromos apresentavam um clube com um nome e um emblema engraçados e um campo pelado, onde jogaram craques como Diamantino, Jaime ou Jorge Plácido. Por este ou aquele motivo, nunca me sentei na bancada da Medideira até Sábado passado. Em dia de reflexão, assisti ao Amora-Almada da última jornada da 1ªDivisão da AF Setúbal. Após um início de época periclitante que o colocou em lugares perigosos, o Amora entrava para o último jogo num tranquilo nono posto. Por outro lado, o Almada precisava de fazer o mesmo resultado do GDR Portugal, para garantir a manutenção. As equipas apresentaram os seguintes onze:


AMORA FC – Fábio; Balela, Tó (cap.), André Freire e Nelsinho; Gomes, Marcos Paulo, Mauro Gonçalves; Lorete, Hugo Graça e David Rodrigues (Média etária – 24 anos)


Tr. Pedro Amora



ALMADA AC – Fábio Carvalho; Rui Mendes, Miguel Serafim, Louro e Bruno Félix (cap.); Ponge, Paulo Vieira e Tralhão; Fábio Nunes, Tiago Pereira e Willians (Média etária – 26,8 anos)


Tr. José Manuel



A primeira parte foi muito fraca de parte a parte. Não sei se havia notícias do jogo Mar.Rosarense-GDR Portugal. O que é certo é que, com boa vontade, registei apenas três lances dignos de nota. A segunda parte foi completamente diferente, principalmente a partir do momento em que o Almada chegou à vantagem. O Amora assumiu definitivamente as despesas do jogo e foi encostando o Almada à sua área, o que acabou por ser decisivo.



Momentos:


9’ – Paulo Vieira marca livre com a bola a saír por cima;


29’ – Fábio Carvalho faz duas defesas consecutivas a evitar o golo do Amora;


31’ – Bruno Félix marca livre para desvio do jovem Fábio;


51’ – Balela remata ao lado;


52’ – Willians imita Balela;


53’ – Lorete remata para boa defesa de Fábio Carvalho;


57’ – Willians cabeceia para as redes na marcação de um canto (0-1);










59’ – André Freire faz as vezes de defesa na área do Almada;










60’ – Pedro Amora faz saír Gomes e Lorete, entrando Pedro Martins e Edimir;


63’ – No Almada, sai Tiago Pereira e entra Bruno Pais;


74’ - André Freire desvia ao lado um livre do Amora;


76’ – Mauro Gonçalves fura entre os defesas mas remata por cima;


78’ - No Almada, sai Fábio Nunes e entra Joel;


79’ – Miguel Serafim surge solto na área mas não consegue controlar a bola;







80’ – Livre do lado direito. Balela cabeceia para o empate (1-1);


81’ – David Rodrigues isola-se mas permite a macha a Pedro Carvalho;


84’ – No Amora, sai Marcos Paulo e entra David Pequeno. No Almada, José Manuel assume a defesa do empate, fazendo saír Willians para entrar o defesa Fernando Gonçalves. Solto na área, Edimir remata por cima;


88’ – Menos de meia hora depois de entrar em campo, Pedro Martins é expulso por acumulação de amarelos, após lance em que cai na área do Almada;










90’ + 5 – À terceira é de vez. André Freire faz o golo da vitória ao desviar ao segundo poste para as redes (2-1).










Destaques:


O Amora apresentou na baliza o jovem Fábio, titular da equipa de Juniores que disputou a 2ªDivisão Nacional da categoria esta época. Não teve muito trabalho. Ainda assim, foi notória a sua dificuldade em impor-se na área nos lances de bola parada, nomeadamente nos cantos. Não ficava entre os postes mas saía-se sistematicamente fora de tempo. A rever.







O capitão e central Tó (jogou no Almada e no Fabril) demonstrou sempre muita segurança, apesar de ter pela frente Willians. Falhou apenas no lance do golo do Almada. David Rodrigues, antigo avançado do Marítimo Rosarense impressiona pela sua estatura mas surpreende pelo toque de bola. Mostrou pormenores bem interessantes. Aos 27 anos, talvez ainda vá a tempo de disputar uma 2ª ou 3ª Divisão Nacional. Do lado do Almada, destaco pela positiva o jovem central Miguel Serafim. Apesar da evidente desvantagem de estatura face a David Rodrigues, disputou todos os lances com avançado do Amora e venceu vários. Outro jogador a rever. O jovem brasileiro Willians (jogou no Cova da Piedade) mostrou ter bons pés e ser oportunista como se viu no golo. Jogador mais velho em campo, o médio Paulo Vieira continua a mostrar saber bem o que faz com a bola, embora se perceba que a idade já pesa, após uma carreira de bom nível, em que passou por clubes como Fanhões, Sintrense, Estoril, Odivelas, Sintrense, Barreirense e Real SC, entre outros. Já acumulava funções de técnico adjunto, por que não assumir a equipa ?




A arbitragem de Mauro Santos foi muito contestada pelos adeptos do Amora. Diria que os jogadores complicaram a tarefa do árbitro, que também não fez o que se esperaria. Ainda assim, não teve influência no resultado e isso já não é dizer pouco. Uma nota final para o que se viu entre o segundo golo do Amora e o apito final de Mauro Santos. Os festejos no lance do golo pareciam ser de um lance decisivo de uma época e não apenas de um jogo. No final, misturaram-se com a despedida (?) de David Pequeno, mas ficou a clara impressão de que a equipa do Amora tinha contas a ajustar com o Almada. Pelo que já li, parece que algo se terá passado no jogo da primeira volta no Pragal. Não sei. O que sei é que cabia ao Amora lutar pelos três pontos em disputa e isso foi conseguido. A forma como se festeja já depende de cada um e de aspectos que escapam mesmo a quem procura acompanhar de perto os Distritais do futebol português.

Sem comentários: