sábado, 16 de fevereiro de 2013

Faltou a eficácia

10/2/2013
AMORA FC-REAL SC 1-0
Estádio da Medideira
Arb:Tiago Canário (AF Beja)
Amora-Didó; Barata, João Freitas, Semedo e Aguilar; Sandro, José João (Cap.) e Rodinhas; Carlitos, Ju e Ruan Yang
Tr.José Meireles
Real-André Martins; Romano, Araújo, Jibril (Cap.) e Rui Loures; Milton, Paulinho e Ladeiras; Tomás, Miguel Cardoso e Pratas

Após quatro vitórias consecutivas, o Real deslocou-se à Amora para defrontar o clube local. Mais do que a qualidade do adversário, era o estado do terreno que constituia a maior dificuldade. No entanto, a equipa do Real adaptou-se ao relvado (?) mas teve na finalização handicap inesperado.

Logo a abrir, a bola passa por vários jogadores do Real dentro da área do Amora mas nenhum dos remates força Didó a defesa. Aos 9', Miguel Cardoso sobe pelo flanco esquerdo e vê Pratas ganhar posição entre os centrais. É ali que Miguel Cardoso coloca a bola, mas o desvio de Pratas sai ao lado.

No minuto seguinte, Pratas procura entrar na área mas é derrubado pelo central João Freitas que vê amarelo. Tomás aponta o livre de forma perfeita mas a bola vai à barra. Ainda sobra para Pratas que remata, mas Ju dá o corpo às balas e o lance acaba por se perder. Era a segunda grande chance de golo do Real.

Pouco depois, Miguel Cardoso pressiona o central Semedo, recupera a bola e coloca-a na área, mas o passe sai um tudo ou nada longo e Tomás perde o momento para rematar.

A defesa do Amora continuava a passar por dificuldades. O primeiro lance digno de nota em termos ofensivos seria protagonizado pelo capitão José João que progride pelo miolo e remata forte. A bola tabela em Jibril e o Amora conquista o primeiro canto a seu favor, de que nada resultaria.

Aos 25', Ju ganha algum espaço a Romano no flanco esquerdo de ataque amorense, flecte e remata forte mas muito por cima.

Sete minutos volvidos, Semedo e Aguilar conseguem deixar a bola para Tomás que remata de pé direito sem perigo.

Jogava-se o 36º minuto do primeiro tempo quando Milton coloca em Miguel Cardoso do lado esquerdo e o jovem extremo remata quando tinha Tomás e Pratas bem colocados na área.

O jogo só dava Real. Seis minutos depois, Paulinho combina com Miguel Cardoso e surge em posição de remate mas não bate Didó que faz a sua primeira defesa decisiva. Na resposta, remate cruzado de Rodinhas ao lado. Pouco depois, Rodinhas aponta um livre em posição frontal, a bola ressalta em Rui Loures e sobra para o remate de Carlitos à meia volta que passa por entre vários jogadores mas não engana André Martins. O intervalo chegaria pouco depois com o Amora a repôr algum equilíbrio na partida.


A segunda metade começa com chuva mas sem alterações nas equipas. Ao minuto 49, um grande passe de Paulinho coloca Tomás e Barata em disputa da bola dentro da área. O derrube do defesa do Amora leva o árbitro a apontar a marca de grande penalidade.

Na marcação, Tomás escorrega e o remate sai fraco para a esquerda de Didó que volta a salvar o Amora. O jogo entrou então numa toada algo confusa, sem que se registassem lances de perigo. A primeira alteração surge ao minuto 62 no Amora, com a troca de Rodinhas por Pedro Pereira. Dois minutos depois, bom trabalho de Pratas na área mas Didó volta a impedir o golo do Real.

Como tantas vezes ocorre no futebol, não marcou o Real, marcou o Amora. Ruan Yang coloca em Carlitos que parece falhar o remate. No entanto, a bola sobra para Ju que, na pequena área, desvia para as redes à guarda de André Martins.

O Amora estava em vantagem no marcador numa partida em que poderia estar a perder por dois ou três golos.

José Meireles troca Ruan Yang por Iny, reforçando o miolo. No Real, João Silva troca Ladeiras e Tomás por David Cardoso e Mota.

As alterações não tiveram o efeito pretendido. O jogo só voltaria a registar um lance de perigo ao minuto 78. Na marcação de um livre, Paulinho coloca na área, Jibril desvia de cabeça para Pratas parar com o peito e rematar forte de pé direito, mas a bola não queria mesmo entrar na baliza do Amora.

Pouco depois, Jibril recupera uma bola na defensiva do Real, coloca-a em David Cardoso que cruza para a entrada de Mota que, de pé esquerdo, desvia muito ao lado. João Silva arrisca e retira Rui Loures para pôr em jogo Ventura. Aos 82', o pequeno Mota responde a um cruzamento da esquerda com um cabeceamento que só não resulta em golo porque Didó volta a impedi-lo.

De imediato ocorre a útima alteração do jogo, com a troca de Carlitos por Lorete. Já em período de compensação, cruzamento largo de David Cardoso para a área, Milton cabeceia mas Didó volta a negar o golo ao Real.

O Amora conseguiria manter a bola afastada das suas redes até ao final da partida. Diga-se que, ao contrário do que ocorrera na primeira volta, não abusou do anti-jogo.

Ainda em busca de um lugar nos seis primeiros colocados, o jogo era decisivo para o Amora. Quanto ao Real, basta referir que os seis pontos perdidos com o Amora são os que separam a equipa do topo da classificação.

Sem comentários: