sábado, 27 de abril de 2013

Houve Taça

Tinha aqui escrito sobre o caminho aberto que o Loures tinha para atingir a Final da Taça da AF Lisboa desta época. No entanto, o Futebol voltou a registar uma surpresa e o Fontaínhas saíu vitorioso do jogo dos Quartos-de-Final que disputou em Loures. A 2 de Junho teremos as Meias-Finais com as partidas Igreja Nova-Vila Franca do Rosário e Fontaínhas-Alverca. Viva a Taça!

sábado, 13 de abril de 2013

Nulo penalizador

Após treze jogos consecutivos sem perder, o 1ºDezembro foi surpreendido em casa pelo Oriental no Sábado de Páscoa. A última derrota, antes desse jogo, fôra em casa com o Mafra. No entretanto, os sintrenses sofreram apenas dois golos nos últimos doze jogos! A deslocação ao campo do líder tinha tudo para ser um jogo equilibrado e isso viria a confirmar-se.

Ainda assim, à passagem do sétimo minuto de jogo, João Pedro entra na área e parece ser derrubado por Damil. O árbitro mostra o amarelo ao jogador do 1ºDezembro e assinala a grande penalidade. Leo coloca a bola para a direita de Marco Pinto que defende. O jogo que poderia ter começado com o golo do Mafra manteve-se equilibrado, bem disputado mas sem lances de perigo. Até ao intervalo, registo apenas para dois lances. Aos 28', Pedro Dionísio aponta um livre sobre a barra e, quatro minutos depois, é Godinho que remata de muito longe ao lado.

A toada do jogo manteve-se na segunda parte, apesar do Mafra ter tido vários cantos a seu favor. Aos 54', Tuga surge em posição de remate pelo flanco esquerdo mas Marco Pinto volta a defender. A melhor chance de golo em toda a partida surgiria ao minuto 67. Tuga remata, Marco Pinto defende mais uma vez mas a bola fica à mercê de Tiago Rente que desvia sobre a barra. Os últimos vinte cinco minutos de jogo foram pautados por alguma ansiedade da equipa da casa que sabia da importância de chegar à vitória. No entanto, o marcador não se alteraria e o jogo terminaria após a marcação de um canto apontado por João Pedro que Marco Pinto desvia com eficácia.

Amanhã, o Mafra volta a jogar em casa frente ao Oriental, outra das boas equipas da Zona Sul e que ainda tem hipóteses matemáticas de chegar à liderança. Os lisboetas têm o melhor ataque da 2ªDivisão, pelo que tudo se configura para mais um teste dificílimo para o Mafra na luta pela subida à Liga de Honra.

+
Marco Pinto-o guardião formado no Sporting e Belenenses e que até esteve no Mafra em 2007/08 foi a grande figura da partida, não só pela grande penalidade defendida.

Sambinha-a curiosidade em ver este jogador já era grande porque era o único que nunca tinha visto actuar. Revelou-se uma excelente surpresa. A saída de Luís Tavares ao intervalo foi decidida por Elói Zeferino mas provocada por Sambinha que não deu qualquer chance na marcação ao avançado do Mafra. Tem apenas 20 anos.

Tó Branco-aos 36 anos e a competir pela sétima época consecutiva com a camisola do 1ºDezembro, este antigo defesa do Ol.Moscavide e Real continua a ser um defesa daqueles que não inventa e raramente falha naquilo que é a sua missão fundamental.

Paulinho-o antigo central de Estoril, Benfica, Est.Amadora, entre outros, conduziu o Oeiras à subida na época passada e tem feito uma época de estreia na 2ªDivisão simplesmente fantástica ao serviço do 1ºDezembro.

Tiago Martins-gostei da actuação do árbitro da AF Lisboa. Demonstrou imensa segurança e esteve sempre tranquilo, o que é revelador de personalidade. Não será por acaso que na semana anterior tenha apitado o Mirandela-Chaves, o jogo da jornada na Zona Norte.

-
Mafra-nestas semanas decisivas da época, o líder da Zona Sul terá de manter alguma serenidade. A ansiedade é má conselheira, ainda mais numa altura em que há concorrentes directos à espreita de uma escorregadela.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Parece mentira - o colombiano cingalês


Mohammed Ahamad (NIKKI) é um jovem nascido em Colombo. A capital do Sri Lanka deve o nome aos portugueses que pegaram no nome que os locais davam à cidade e o aportuguesaram.

A Colombia fica bem longe de Colombo. São quase 17.000 kms de distância. A semelhança entre Colombia e Colombo não é mais do que uma coincidência, pois a república sul-americana deve o seu nome a uma homenagem a Cristóvão Colombo.

Nikki fez grande parte da sua formação no Chelsea. Em 2009/10 foi mesmo inscrito na Liga dos Campeões com o número 47. O facto de actuar esta época no Mafra já é suficientemente exótico para alguém que nasceu no subcontinente indiano e fez parte dos quadros do actual campeão europeu.

Não precisava que os serviços da FPF lhe alterassem a nacionalidade para "colombiano". Não é por ser de Colombo que se é colombiano. Pelo contrário.