sábado, 29 de outubro de 2011

Real bate O Elvas na primeira vitória da época



Na manhã de domingo assisti à Final do Campeonato do Mundo de Rugby entre França e a Nova Zelandia. Se bem percebo, há determinados jogadores que têm por função principal o confronto físico com o adversário, mais do que as tarefas ofensivas que permitem pontuar. Vem isto a propósito do jogo dessa tarde entre o Real e a equipa d'O Elvas. À procura da primeira vitoria da época, José Marcos, técnico do Real, apostou de início na dupla atacante Hélder Monteiro e Alcides. Apesar de nenhum dos dois ter marcado, foram determinantes na função de desgaste dos defesas contrários ganhando muitas faltas e abrindo espaços para a entrada dos médios. O resultado final de 4-0 acabou por surgir com toda a naturalidade, num jogo disputado no Campo nº2, habitualmente utilizado pelas camadas jovens. Coincidência ou não, o Campo nº2 é bem conhecido de alguns dos jovens jogadores do plantel do Real. De início, as equipas alinharam da seguinte forma:

REAL-André Martins; Miguel Gonçalves, Dino (cap.), Bruno Lourenço e Wilson; Kikas, Amar, Ladeiras e Tiago Gonçalves; Alcides e Hélder Monteiro. Tr. José Marcos

O ELVAS-Leonardo; Filipe Branco, Javier Perez, Carranca e Ricardo Rodriguez; Álvaro Gonçalves, Ruben Hernandez e Roberto Paredes; Eduardo Torres, Eduardo Cunha e Damian Sanchez. Tr. Jorge Almeida

Numa tarde de intempérie, o Real mostrou desde o início que não pretendia deixar fugir os três pontos. Logo no primeiro minuto, Ladeiras remata para defesa de Leonardo para canto. Seis minutos depois, o mesmo Ladeiras remata em arco mas a bola saí ao lado. No minuto seguinte, é Kikas que remata de fora da área com a bola a cruzar a área e a sair ao lado. Aos 10’, livre de Ladeiras para nova defesa de Leonardo. O jogo era dominado pela equipa da casa e o primeiro lance de algum perigo da equipa alentejana tem origem num alívio de Bruno Lourenço em que a bola sobra para Eduardo Cunha. O avançado remata mas André Martins faz a primeira defesa no seu melhor jogo ao serviço do Real. Aos 26’, Alcides cabeceia por cima na sequência de um canto. A toada do jogo mantinha-se inalterada mas sem grandes lances de perigo. A quatro minutos do intervalo, surgiu o segundo remate dos visitantes, com Eduardo Torres a rematar ao lado. Apesar do domínio claro da equipa do Real, o jogo chegou ao intervalo empatado, fazendo lembrar o que vem sendo esta época para a equipa da casa. Para a segunda parte, o técnico Jorge Almeida fez sair Ruben Hernandez e entrar Manuel Mañas. Ainda se jogava o segundo minuto do segundo tempo quando Ladeiras bateu Leonardo com um remate de pé esquerdo já dentro da área. O mais importante estava conseguido. Aos 56’, José Marcos refrescou a equipa, fazendo entrar Rodrigo e Hugo Dias para os lugares de Tiago Gonçalves e Amar. Quatro minutos depois, Javier Perez cabeceia por cima. O defesa espanhol é substituído pouco depois por Glaedson, jogador brasileiro de 42 anos com passagem pelo escalão maior ao serviço do Santa Clara em 2001/02. O Real continuava a dominar a partida, agora com uma tranquilidade que o golo de Ladeiras trouxera à equipa. Aos 69’, Alcides tem duas chances para bater Leonardo mas o guardião brasileiro levou a melhor. Do canto que se seguiu, resultou novo remate ao lado, desta feita por Hugo Dias. O Real dominava mas não chegava ao segundo golo e os fantasmas ameaçavam voltar. As suspeitas adensaram-se aos 73’ e aos 75’ quando O Elvas esteve perto do empate, valendo ao Real o guarda-redes André Martins. Três minutos depois, Hugo Dias leva a bola a embater na barra num cruzamento remate. Do ressalto da barra, Rodrigo cabeceia ao poste! A vantagem mínima persistia mas, no minuto seguinte, o irrequieto Rodrigo sofre falta de Carranca que vê o segundo amarelo, deixando O Elvas a jogar com dez.

Dois minutos depois, Hugo Dias marca o canto e Dino desvia para as redes. Era o 2-0 e a segurança dos três pontos. A partir daí, o jogo tornou-se muito aberto, com as chances de golo do Real a sucederem-se. Rodrigo e Michael estiveram algo perdulários. Miguel Gonçalves acabaria mesmo por finalizar um lance em que o jovem avançado parecia querer entrar com a bola na baliza alentejana e o nigeriano acabaria mesmo por marcar após vários desperdícios. Em cima do tempo regulamentar, O Elvas ainda construiu o seu melhor lance na partida mas sem resultado. Mesmo em cima do apito final do árbitro setubalense Pedro Azevedo, Eduardo Torres ainda veria o vermelho directo, deixando a equipa desfalcada para a partida deste Domingo em que irá deslocar-se ao Montijo para defrontar o Olímpico.

1 comentário:

Anónimo disse...

Senhor Jorge...antes demais os meus parabens pelo blog...

O meu nome é Leonel Ribeiro e indo direito ao assunto, venho por este meio pedir a sua ajuda, em relação ao ultimo jogo que visualizou, e perguntar se tem em sua posse mais fotos do jogo REAL vs ELVAS...estou interesado em fotos do REAL onde se possa ver de frente o desenho da camisola e o patrocinio gravado na mesma camisola.

Caso possua essas fotos, pode por favor enviar para packmanch@yahoo.com

Estas fotos nâo sao para publicação nem distribuição, por isso nâo se preocupe com usurpação de direitos...

Pode ajudar???