domingo, 18 de dezembro de 2011

Apontamentos da Série E

Começa hoje a segunda volta da primeira fase da 3ªDivisão Nacional. Na Série E, o equilíbrio é a nota dominante ou quase. Dos doze clubes participantes, apenas três se têm destacado. Dois deles pela positiva (Oeiras e Sintrense) e um pela negativa (Elvas). Curiosamente, os alentejanos são o clube com maior historial de entre todos os participantes. Numa prova cque tem tido uma média de 2,5 golos por jogo, Sintrense e Olímpico marcaram por 16 vezes, o que dá menos de 1,5 golos por jogo. O pior ataque é o do Eléctrico, o que não impede o clube alentejano de ocupar o 5º posto da classificação. A defesa do Oeiras é a menos batida até ao momento, com apenas 5 golos sofridos. No extremo oposto da tabela e do ranking de golos sofridos está O Elvas, com a defesa mais batida – 25 golos.



Apesar de já ser comum dizer-se que “prognósticos só no fim”, arrisco avançar com alguns. Baseado nos jogos a que assisti e nos resultados dos 66 jogos disputados até agora, diria que Oeiras e Sintrense serão fortes candidatos a discutir o primeiro lugar da Série E. Na segunda volta, têm a vantagem teórica de ter mais um jogo em casa do que fora, o que no caso dos sintrenses tem sido bem aproveitado (cinco vitórias em cinco jogos). As quatro equipas que acompanharão Oeiras e Sintrense na discussão dos lugares de subida à 2ªDivisão poderão ser Sacavenense, Futebol Benfica, Casa Pia e Real. As equipas da AF Setúbal (Alcochetense e Olímpico) terão de fazer mais do que até aqui para lutar pela subida. Pero Pinheiro e Eléctrico são equipas que podem surpreender e até condicionar as carreiras de alguns dos favoritos teóricos. O clube do mármore, por exemplo, conta por empates os jogos disputados fora do Pardal Monteiro. Quanto à equipa do SL Cartaxo, diria que se coloca apenas um nível acima de O Elvas, fortes candidatos a regressar aos Distritais. Mas prognósticos são apenas isso mesmo. Ainda para mais, convém recordar, para a segunda fase, os pontos são divididos por dois, pelo que o equilíbrio poderá ser ainda maior.

1 comentário:

Emanuel Baleizão disse...

Caro Jorge,

Devido ao "meu" Eléctrico FC, tenho também acompanhado ao pormenor esta série.
Julgo que Sintrense, Oeiras, Pêro Pinheiro e Eléctrico são as mais fortes candidatas aos 2 primeiros lugares finais. Até porque na 2ª fase com a divisão de pontos, basta uma vitória para haver logo mudanças nos 2 primeiros se a vantagem se mantiver de 6 pontos.
Num 2º grupo, coloco o Sacavenense, Fut. Benfica, Alcochetense e Casa Pia, onde duas destas equipas irão assegurar os 2 lugares da 2ª fase de subida.
No 3º e último grupo estão Real, Olimpíco do Montijo, SL Cartaxo e O Elvas, que irão lutar até ao último segundo pelos lugares de manutenção.
Destaco o Paulo Sérgio do Sintrense como o melhor da série e o Rui Santos do Oeiras como o melhor guarda-redes.
O Alcochetense e o Real estão a ser a grande decepção e o Futebol Benfica a grande surpresa, até porque começou mal a prova.
Mas muita água vai correr nos últimos 10 jogos da 1ª fase e não me admiro que um candidato desça de divisão!!! pois nestes moldes de prova, tudo pode acontecer...
Um abraço