terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Real derrota Fofó

19/2/2012
Est.Francisco Lázaro
CF Benfica-Real SC 0-1
Arb: João Roque (AF Portalegre)
FUTEBOL BENFICA-Formiga; Baldé (André 78’), Didi, Gerson e Vital (cap.); Diogo, Batista (Batalha 60’) e Fayad; Pedro Silva (Pina 60’), Adilson e Frutuoso
Tr. Pedro Barroca
REAL-André Martins; David Rosa, Jibril, Bruno Lourenço e Paulinho; Dino (cap.), Kikas e Michael (Caramelo 45’); Ventura (Job 84’), Miguel Gonçalves (Hugo Dias 65’) e Alcides
Tr. João Silva


A jornada do último domingo marcou a primeira vitória de sempre do Real no Francisco Lázaro. Num jogo em que a superioridade das defesas face aos atacantes foi maioritária, o jogo decidiu-se num lance finalizado por Miguel Gonçalves. A primeira parte foi desinteressante sem lances de registo. Ao intervalo, João Silva troca o desinspirado Michael por Caramelo, procurando maior acutilância atacante. Logo a abrir o segundo tempo, Miguel Gonçalves remata ao lado. Na resposta, Balde remata à figura de André Martins e, aos 51’, Adilson cabeceia ao lado quando Diogo Calheiros surgia melhor posicionado. Seis minutos depois, Miguel Gonçalves remata por cima. Decorria uma hora de jogo, Pedro Barroca mexe na equipa do Fofó, trocando Batista e Pedro Silva por Batalha e Pina. Mas, três minutos depois, Miguel Gonçalves foge nas costas de Baldé, Paulinho coloca a bola para a diagonal de Miguel que passa Didi e bate Formiga. Golo do Real. A partir daí, o Futebol Benfica procurou chegar ao empate recorrendo a um jogo mais directo para a área, o que originou diversos lances junto das redes à guarda de André Martins. O lance em que a equipa da casa esteve mais perto do golo foi protagonizado por Diogo Calheiros, antigo capitão do Real, a cabecear ao lado. Adilson ainda teve um remate que fez a bola passar junto ao poste, mas o lance tem início num cruzamento de Pina com a bola para lá da linha de fundo. O jogo terminaria com a vitória do Real, numa partida em que a arbitragem de João Roque foi contestada por ambas as equipas.

O destaque tem de ir para o autor do golo do Real. Miguel Gonçalves regressou esta época ao plantel após o abandono da carreira no final da época 2009/10. Prestes a completar 35 anos, Miguel Gonçalves fez a sua formação no Vitória de Lisboa, SL Olivais, SL Benfica e Estoril, onde fez alguns jogos na Liga de Honra até ir para o Real em Fevereiro de 1998. Estreou-se à 20ªJornada da época 1997/98 na Malveira, num jogo que terminaria 0-0. Faz hoje 14 anos! Essa época terminaria com a descida do Real mas Miguel manteve-se sempre no clube. Marcou mais de cem golos em jogos oficiais com a camisola do Real.

Com nota positiva estiveram os centrais das duas equipas – Didi e Gerson no Fofó e Jibril e Bruno Lourenço, no Real. O lateral Paulinho esteve simplesmente intransponível, para além de ter tido intervenção decisiva no golo. A três jornadas no final da primeira fase, o Real está entre os seis primeiros, lugar mais condizente com a valia do plantel.

Sem comentários: