quarta-feira, 23 de maio de 2012

Casa Pia vence jogo lamentável

20/5/2012
CASA PIA AC-REAL SC 1-0
Arb:Pedro Nascimento (AF Coimbra)
Casa Pia-Miguel Soares; Pala, Leandro, Coito e Zinho (cap.); Gonçalo (Canha 90'+6), Ivo (Ricardo Dâmaso 66') e Miguel Lourenço; Faísca, Eurico e Moisés (Pauleta 89')
Tr.José Viriato
Real-João Ascenso; David Rosa (Tiago Gonçalves 75'), Jibril, Bruno Lourenço e Paulinho; Dino (cap.), Kikas e Luís Carlos (Michael 66'); Miguel Gonçalves, Hugo Dias (Mota 55') e Alcides
Tr.João Silva

Durante cada jogo que acompanho, costumo registar os momentos de maior destaque. No fim, é habitual ter entre vinte e trinta "apontamentos". No jogo do passado domingo no Pina Manique, o total foi cinco, todos na primeira parte e um deles dizia apenas "jogo fraco".

Num jogo em que a vitória do Real poderia adiar a decisão de subida para a última ronda, a equipa raramente conseguiu colocar em campo o futebol a que nos habituou na segunda metade da época. A equipa do Casa Pia esteve pouco melhor mas, até chegar ao golo, foi a melhor equipa em campo. Aos 5', pela esquerda, Moisés remata mas João Ascenso defende para canto. Do canto, Pala salta sózinho mas a bola sai ao lado. O Real não conseguia ter posse de bola. Quando a tinha, não jogava pelo chão como tão bem sabe. Entretanto, o Casa Pia recorria a faltas que o árbitro foi assinalando sem mostrar cartões. Exemplo disso foi uma entrada a pé juntos de João Coito. Apesar da pouca posse que conseguiu ter, o Real acaba por sofrer um golo num lance que começa num livre a seu favor marcado por Luís Carlos. Ivo coloca a bola em Faísca que tabela com Eurico e assiste Moisés. O Real acusou o golo sofrido e o melhor que conseguiu foi, aos 29', por Alcides, num remate à entrada da área para defesa fácil de Miguel Soares. O Casa Pia continuava a entrar com alguma facilidade na defesa visitante mas sem criar perigo. O Real só iria mostrar algum do futebol que costuma praticar nos últimos minutos da primeira parte. Após cruzamento de Kikas, Miguel Gonçalves surge ao segundo poste e está muito perto do empate. Em cima do intervalo, o árbitro Pedro Nascimento mostra o primeiro cartão, no caso ao lateral direito do Casa Pia, Pala. Seria o primeiro de onze!


Se a primeira parte foi fraca, a segunda não existiu em termos futebolísticos. O médio Gonçalo voltou a ser protagonista por maus motivos. Jugo que cair sistematicamente não se coaduna com os valores casapianos mas esse é um assunto para o Casa Pia tratar. As atitudes do médio do Casa Pia, a par do mau posicionamento e insegurança revelados pelo árbitro, estragaram o jogo que já era fraco. A perder e sabendo que só a vitória interessava, a equipa do Real foi entrando no "jogo" do Casa Pia. Os cartões foram aparecendo e, aos 86', Paulinho faz falta sobre Gonçalo junto à linha lateral e à área do Casa Pia e vê o segundo amarelo. Para um árbitro que passara a primeira parte a perdoar cartões não estava mal. Nos momentos que se seguiram à expulsão do Real, as coisas ainda pioraram. Leandro e Miguel Gonçalves envolveram-se de uma forma que as imagens não documentam. Ao longo destes anos, assisti seguramente a uma ou duas centenas de jogos em que alinhou Miguel Gonçalves. Em nenhum assisti a nada sequer próximo da reacção revoltada que o jogador teve no domingo. Nesse sentido, todo o benefício da dúvida vai para Miguel. O árbitro decidiu expulsar os dois jogadores. Lamentável ainda foi a forma como Leandro atravessou o campo já depois de dele ter saído, demorando ainda mais a substituição de Moisés por Pauleta.

O resultado manteve-se até ao fim e de nada serviu às duas equipas. A equipa do Oeiras empatou no último minuto em Pero Pinheiro e garantiu a subida inédita à 2ªDivisão.

2 comentários:

Paulinho disse...

Boa noite,
Sou o Paulinho, jogador do Real Massamá. Gostava de saber se me podia disponibilizar as gravações que tem dos jogos desta época, para poder fazer os meus melhores momentos.
Caso não possa, agradeço na mesma pela atenção.

Obrigado,

Paulinho

Jorge Barata disse...

Paulinho, para combinarmos como disponibilizar as gravações, envia-me mail para jo.ba@netcabo.pt.

Obrigado