terça-feira, 15 de maio de 2012

A subida é por aqui

13/5/2012
REAL SC-C FUTEBOL BENFICA 2-1
Arb:André Narciso (AF Setúbal)
Real-João Ascenso; David Rosa (Amar 76'), Jibril, Bruno Lourenço e Paulinho; Dino (cap.), Kikas e Luís Carlos (Mota 76'); Ventura (Michael 69'), Miguel Gonçalves e Alcides
Tr.João Silva
Futebol Benfica-Formiga; Naia, Gerson, Zé Mário e Vital (cap.); Batista (Martinho 72'), Diogo Calheiros e Fayad; Pedro Silva (Adilson 45'), Pina e Frutuoso (André 72')
Tr.Pedro Barroca

Uma vitória do Fofó significava carimbar a subida à 2ªDivisão, escalão onde não compete desde 1951/52. Assim, não surpreendeu a presença do muito público vindo de Benfica. Para o Real, o jogo era a primeira de três possíveis finais em que só a vitória interessa. Não se pode dizer que o jogo tenha sido de qualidade acima da média habitual para a 3ªDivisão, mas valeu pela emoção que se viveu até ao apito final. Logo a abrir, Miguel Gonçalves tenta o chapéu a Formiga mas a bola sai ao lado. Aos 14', entrou em acção a terceira equipa presente em campo e chefiada pelo árbitro André Narciso. O árbitro assistente levanta a bandeirola, considerando que João Ascenso segura a bola fora da área. Nem as imagens esclarecem o lance mas a convicção do árbitro assistente teve a ajuda dos adeptos do Fofó. Do livre sai o primeiro golo do jogo, com o capitão Vital a desferir um forte remate que surpreendeu o guardião do Real. Na resposta, Alcides finaliza para fora um lance em que a bola foi cabeceada de Dino para Bruno Lourenço e deste para o avançado guineense. Aos 24', Naia derruba Alcides na área. Bem colocado, o árbitro manda seguir. Três minutos depois, a bola sobra para Ventura que está perto de fazer o empate que não tardaria. Aos 31', canto marcado por Luís Carlos e Bruno Lourenço a antecipar-se a Gerson e a Formiga para o empate. Era o repôr de alguma justiça no marcador, dado que o Real era a única equipa à procura do golo. Aos 37', Miguel Gonçalves surge isolado mas remata fraco e à figura de Formiga. Do lado do Fofó, apenas aos 40' se registou um lance de perigo. Bom lance de Pedro Silva com a bola a ficar para Frutuoso rematar cruzado para boa defesa de João Ascenso. Logo depois, Miguel Gonçalves surge novamente isolado mas o remate sai ao lado. O jogo ía empatado para o intervalo mas o resultado era afortunado para o Fofó.


Para a segunda metade, Pedro Barroca troca Pedro Silva por Barroca mas a alteração não surtiu o mesmo efeito que teve no jogo da primeira volta desta fase de subida, muito por culpa de Paulinho, lateral do Real. No entanto, o Real tem um início de segundo tempo em que parecia ter deixado de jogar o seu futebol, entregando-se a um jogo mais directo, bem mais do agrado do Fofó. O primeiro lance de algum perigo foi visitante, com o remate cruzado de Fayad ao lado (58'). Quando voltou a jogar o que sabe, o Real voltou a criar lances dignos de registo. Aos 61', Kikas entra pelo meio mas remata à figura de Formiga. Seis minutos depois, Luís Carlos ganha um lance a Vital junto à bandeirola de canto e o capitão do Fofó recorre à falta, o que lhe vale o segundo amarelo e consequente expulsão (67'). A equipa visitante reagiu bem à expulsão do seu capitão e, aos 72', Pina cai na área num lance com Bruno Lourenço. O árbitro voltou a mandar jogar. Foi preciso esperar dez minutos para assistir a novo lance de perigo quando o "jovem" Miguel Gonçalves entrou pela direita e rematou para grande defesa de Formiga. Três minutos depois, mão de Diogo Calheiros e o árbitro mostra o segundo amarelo ao antigo capitão do Real. O Fofó ficava reduzido a nove jogadores a cinco minutos do fim do tempo regulamentar. A equipa da casa continuava em busca da vitória mas os visitantes fechavam-se bem. De longe, Jibril remata um pouco ao lado. Foi já no terceiro dos cinco minutos de compensação que surgiu o golo que ditou a vitória do Real. O júnior Mota marca o canto, Formiga ainda toca a bola para a frente mas Jibril faz o golo que daria os três pontos ao Real.


Para além dos dois lances nas áreas já mencionados, o critério disciplinar de André Narciso foi duvidoso. Na equipa da casa, Miguel Gonçalves viu amarelo numa falta normal a meio campo. No minuto anterior, uma troca de palavras entre o jogador e o árbitro antecipava que este iria admoestar o jogador do Real logo que pudesse. Tão previsível como criticável. No caso de Bruno Lourenço, o central do Real viu amarelo já em período de compensação por atraso na reposição da bola em jogo. Poderia ter visto amarelo mais cedo pois teve de recorrer algumas vezes à falta. Do lado do Fofó, apesar de ter terminado reduzido a nove jogadores, os segundos amarelos poderiam ter surgido mais cedo, principalmente no caso de Vital.

Pela positiva, destaco a prestação de Kikas. O jovem médio formado no Sporting voltou a demonstrar ter qualidade para jogar num escalão bem acima da 3ªDivisão. Uma nota final para os festejos do Fofó no final da partida. Foram prematuros. Falta um ponto para não precisarem de calculadora. A resolver no próximo sábado frente a um Sintrense que já não conta para estas contas. Quanto ao Real, vai jogar mais uma final ao Pina Manique e esperar que o Oeiras perca em Pero Pinheiro. Se Real e Pero Pinheiro vencerem, a última jornada terá um escaldante Real-Pero Pinheiro com os ouvidos no Oeiras-Futebol Benfica.

Sem comentários: