domingo, 20 de maio de 2012

Chelsea, Académica e Fofó

Ontem, a Final da Champions premiou o cinismo evidenciado pelo Chelsea de Di Matteo e que já tivera Nápoles, Benfica e Barcelona por vítimas. É claro que a justiça e o futebol nem sempre andam de mãos dadas. É uma evidência e que também é válida noutros sectores de actividade e em todos os aspectos da vida de cada um de nós. Mas é precisamente por isso que, e chamem-me "purista" se quiserem, prefiro o justo ao injusto, o merecido ao imerecido.

Hoje, a Briosa fez História no Jamor. Como já referira noutro post, passa a ser um dos clubes com maior tempo de espera entre duas conquistas na Taça - 73 anos. Mas o que relaciona a Académica ao Chelsea é outra coisa. A Briosa fez o Sporting provar o seu próprio veneno, revelando a quem ainda não tinha percebido, que este Sporting não sabe jogar se lhe fecharem os espaços. Ou seja, se os adversários jogarem "à Sporting". A vitória da Académica foi justa, pelo menos nesta perspectiva.

Quanto ao popular Fofó, depois de, na época passada, ter perdido o título do escalão principal da AF Lisboa para o Pero Pinheiro de uma forma já muito discutida, garantiu ontem o regresso à 2ªDivisão, escalão onde já não actuava desde 1952. Por outro lado, foi apenas o quinto clube que desde o 25 de Abril conseguiu subir dos Distritais à 2ªDivisão em duas épocas consecutivas. Os pioneiros foram o Estrela da Amadora (77-79), o Alverca (86-88), o Loures (88-90) e o Odivelas (1999-2001).

Por motivos diferentes, as vitórias da Académica e do Fofó compensam a injustiça que senti com a vitória do Chelsea em Munique. O futebol também é feito destes aspectos.

1 comentário:

disse...

Jorge, a justiça sempre. Para o ano temos que ir ver o Atlético à Tapadinha e o Torino ao Olímpico.