sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sintrense afastado da subida

6/5/2012
SU SINTRENSE-REAL SC 0-1
Arb: Miguel Jacob (AF Setúbal)
Sintrense-Tiago Rodrigues; Viegas, Ricardo, Marco Semedo e Rui Loures (Abiud 45'); Bobó (Nélson 31'), Emanuel (cap.) e Miguel (Cleiton 65'); Telmo, Manuel Liz e Nimés
Não utilizados - Fábio, João Santos, Delgado e Jorge Gomes
Tr. Luís Loureiro

Real-André Martins; David Rosa, Jibril, Bruno Lourenço e Paulinho; Dino (cap.), Kikas, Miguel Gonçalves e Hugo Dias (Tiago Gonçalves 73'); Alcides (João Ascenso 17') e Caramelo (Luís Carlos 45')
Não utilizados - Bino, Araújo, Mota e Ventura
Tr. João Silva

Logo a abrir o jogo, Miguel Gonçalves esteve perto do golo. Houve bem mais Real do que Sintrense na fase inicial. Aos 10', Kikas ganha a linha de fundo a Marco Semedo e cruza para Caramelo desperdiçar o que teria sido o primeiro golo do Real. Quatro minutos depois, o jogo parecia mudar de forma decisiva. Na sequência de uma bola perdida pelo capitão Dino, esta sobra para a corrida a dois entre André Martins e Nimés. O guarda-redes chega primeiro e desvia a bola. As imagens não permitem esclarecer se o fez com o braço ou com o peito. Sendo fora da área, o árbitro assistente assinalou de imediato e Miguel Jacob expulsou o guardião do Real. João Silva tira Alcides para colocar o suplente João Ascenso. Mesmo contra um Real reduzido a dez, o Sintrense continuou a não criar perigo. Num lance parecido com o golo que sofrera em Pero Pinheiro, o Real chegaria à vantagem. Aos 23', Miguel Gonçalves passa a linha de meio campo e, bem longe da área, e vendo Tiago Rodrigues adiantado, faz um chapéu que ditaria o resultado da partida. Seis minutos depois, num lance individual, Hugo Dias passa por Rui Loures e remata ao poste no que teria sido um grande golo. Aos 35', assiste-se ao lance que melhor ilustrou a desorientação que a equipa de arbitragem da associação setubalense patenteou em vários momentos da partida, ao transformar em canto um lance em que até os jogadores do Sintrense já recuavam no terreno.


Para a segunda metade, Luís Loureiro troca Rui Loures para fazer entrar Abiud, enquanto João Silva foi forçado a retirar o avançado Caramelo e a colocar Luís Carlos em campo. Jogava-se o minuto 53' quando o Sintrense criou a sua primeira ameaça à baliza do Real. Num dos diversos lances em que a bola foi colocada na área pelo ar, Abiud cabeceia mas João Ascenso faz a mancha. Na recarga, Nimés coloca por cima. Pouco depois, bom lance individual de Nélson mas o remate saíu por cima. Cinco minutos depois, Nimés ganha espaço na área após um lançamento lateral mas o remate é defendido pelo seguro João Ascenso. O período era de assédio sintrense à baliza do Real. Num canto, Dino cai na área e a bola sobra para Nimés cabecear ao lado. Aos 64', após uma recuperação de Kikas a meio campo, a bola chega a Luís Carlos que faz um chapéu a Tiago Rodrigues que ainda bate na barra. Na resposta, Abiud cabeceia ao lado. O jogo estava dividido. Aos 68', Manuel Liz cruza para a área e a bola bate na barra. Na resposta, Luís Carlos recebe de Hugo Dias e, à entrada da área, remata de primeira por cima. Aos 71', Abiud cabeceia solto na área após um canto marcado por Manuel Liz mas João Ascenso defende. Pouco depois, Kikas recupera (mais) uma bola no meio-campo e coloca em Hugo Dias pela direita. Miguel Gonçalves leva consigo um dos centrais do Sintrense, abrindo espaço no meio. Ao mesmo tempo, Luís Carlos surge pela esquerda mas Hugo Dias opta pelo remate que sai ao lado. Aos 76', Nimés cabeceia para excelente defesa de João Ascenso.

O Sintrense continuou a colocar bolas na área procurando o desvio de um dos avançados presentes na área do Real mas a defesa forasteira ganhou mais lances do que perdeu. Aos 87', Marco Semedo pisa Dino mas Miguel Jacob limitou-se a mostrar amarelo. Já em período de compensação, o guarda-redes Tiago Rodrigues agride Miguel Gonçalves numa reposição de bola. O árbitro nada assinalou. Na sequência do lance, Abiud surge isolado mas João Ascenso defende mais uma vez. O jogo terminaria com a vitória da equipa mais coesa e criativa em campo. Apesar da inferioridade numérica, o Real demonstrou ter melhor conjunto e afastou a equipa de Sintra da subida de divisão.


Durante toda a partida, o jogador em maior destaque no Sintrense foi Manuel Liz. Rápido e tecnicista, travou duelos muito interessantes com a defesa do Real, em particular com o lateral Paulinho. No cômputo geral, o jovem jogador do Real voltou a mostrar a sua qualidade e polivalência.

Com a vitória em Sintra, o Real está ainda na luta pela subida apesar de não depender apenas de si para lá chegar. Faltam três jornadas que serão três finais.

Sem comentários: