sábado, 30 de março de 2013

Assim não

1. É inevitável. Em todas as épocas desportivas, há clubes que disputam as ultimas jornadas, sabendo do seu destino. Desde um título já garantido até uma descida de divisao inevitável, os destinos sao variados. Ainda assim, os jogos só perdem interesse competitivo se os adversários também tiverem destinos já definidos. Quando ambos têm a situação definida, só mesmo a dignificação da camisola está em causa, excepto em casos de rivalidade acentuada. Um Benfica-Sporting é sempre apetecível, seja qual for a situação dos dois clubes.

2. Com a extinção da Terceira Divisão Nacional, a FPF teve de proceder a ajustes na estrutura do futebol, nomeadamente no tema subidas e descidas. Dificilmente se chegaria a uma solução que fosse aceite por todos. Mas poder-se-ia ter evitado uma solução que conduz a isto.

Desde o inicio da época que se sabia mas só agora irá acontecer. Sem contar com a Série Açores, jogar-se-ão 180 jogos entre clubes que já sabem o seu destino para a próxima época. As últimas jornadas da primeira fase já tinham dado alguns sinais.

Na Série A, o já relegado Melgacense levou doze do Ronfe e em casa. Parece que alinhou com juniores de primeiro ano... Na Série E, o Cartaxo foi à Medideira derrotar o Amora por 3-2. Se esta não tivesse sido a primeira vitória ribatejana em toda a época ou o Amora tivesse ainda hipóteses de apuramento, seria estranhíssimo. Mas desta forma é 'natural'...

3. A Federação fez contas e colocou algum 'sal' nos jogos entre os clubes que vão descer. Parece que o primeiro (já li os dois primeiros) competirá na Taça de Portugal na próxima época. Para além de ser um volte-face relativamente à exclusão dos clubes dos Distritais decidida há meia dúzia de anos, encerra outro risco.

A descida de divisão tem vindo a provocar o fim do futebol sénior em alguns clubes. Ninguém pode garantir que os clubes apurados para a Taça de Portugal 2013/14 tenham sequer equipa sénior a competir. Num cenário destes, teríamos clubes apurados sem disputar qualquer partida por ausência de adversários.

4. A disputa da fase de subida à 2ªDivisão foi, até à época passada, motivo de interesses diversos. Mesmo a disputa do terceiro posto era importante pois a possibilidade de desistências nos escalões superiores poderia implicar repescagens.

5. Há muita gente que considera uma bizarria assistir a jogos abaixo da Liga principal. Cada um tem o seu conceito de bizarria. De tantas vezes que ouvi 'bocas' destas, dei por mim a fazer uma espécie de auto-análise. Concluí que nunca assisti a um jogo, independentemente do escalão, sem um nível mínimo de competitividade. Dito de outra forma. Nunca assisti a um jogo que não fosse relevante para a disputa de um título, para a subida ou descida de divisão.

6. Assistir a um A-dos-Cunhados - Águias de Camarate que dita a subida de divisão do vencedor é, a meu ver, bem mais interessante do que qualquer um destes 180 jogos.

7. A FPF poderia e deveria ter feito as coisas de forma distinta. Clubes, técnicos, jogadores e adeptos mereciam muito mais. Enquanto apaixonado por Futebol sem qualquer poder ou influência nestas decisões, sobra-me a capacidade de decidir não assistir a nenhuma destas partidas.

1 comentário:

Unknown disse...

Meu caro

só por mera curiosidade não era por acaso o amigo que mantinha o site com os dados dos jogadores da Chamada Liga de Honra e que se situava , e que de repente desapareceu ?
http://ligadehonra.50webs.com/
Se mudou de local e se era o administrador desse site indique-me por para onde mudou porque era um site excelente

Humberto Silva