segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Primeira vitória caseira

25/11/2012
3ªDivisão Nacional - Série E - 9ªJornada
REAL SC-SU SINTRENSE 1-0
Arb:Carlos Cabral (AF Algarve)
Real-André Martins; David Rosa, Jibril (cap.), Miguel Santos e Liangxuan; Bernaro, Paulinho e Ladeiras; Tomás, Ventura e Pratas
Tr.João Silva
Sintrense-Hugo Pereira; Pedro Pereira, Télis, Pedro Marques e Divaldo; Emanuel (cap.), Sandro e Rodri; Jorge Alves, Vítor Gomes e André Cacito
Tr.Luís Silva

O Sintrense entrou de forma bem afirmativa no jogo. Aos 16', o Sintrense criou perigo em dois momentos. Primeiro com uma cabeçada de Cacito por cima da trave e depois devido a um bom trabalho de Jorge Alves à entrada da área mas o remate saíu à figura do regressado André Martins. Seis minutos depois, um dos lances determinantes da partida, com o capitão sintrense a ser amarelado após colocar mão na bola. Aos 26', surgiu o primeiro cheirinho a Real quando Tomás trabalhou bem mas rematou fraco para defesa de Hugo Pereira. Mas o jogo voltaria a dar mais Sintrense. Seis minutos volvidos e um bom lance pelo flanco esquerdo do Sintrense termina com a bola a chegar a Cacito que roda bem mas vê David Rosa cortar para canto. A cinco minutos do intervalo, Tomás tem um passe excelente para Pratas mas a saída de Hugo Pereira evita o perigo para as redes do Sintrense. O jogo estava então equilibrado e veria novo lance relevante pouco depois.

Bernardo pica a bola para as costas da defesa sintrense onde surge Ventura a desviar para as redes à guarda de Hugo Pereira. As imagens só são esclarecedoras quanto à atitude do árbitro auxiliar. Este só assinala fora-de-jogo depois da bola entrar na baliza do Sintrense. O resultado mantinha-se assim em branco. Mesmo em cima do intervalo, ainda houve tempo para um remate de ressaca de Télis para boa defesa de André Martins para um canto de que nada resultou.

Talvez receoso da mostragem de um segundo amarelo, Luís Silva trocou Emanuel por Tiago Figueiredo. O seu irmão mais velho optou por manter Paulinho em jogo. Ganhou.

Trinta segundos da segunda parte foram suficientes para o Real chegar à vantagem. Tomás aponta o canto para a entrada de cabeça de Gong que se estreou a marcar pelo Real. Três minutos volvidos, Jorge Alves ganha espaço pela direita mas o remate sai ao lado da baliza do Real. Na resposta, David Rosa coloca a bola em Pratas que obriga à saída de Hugo Pereira de entre os postes, com o Guarda-Redes sintrense a derrubar o avançado do Real. O árbitro mostra apenas o amarelo mas Pratas ficava em posição privilegiada para rematar cruzado para as redes desertas, pelo que o vermelho não seria exagerado. Do livre que se seguiu, Tomás aponta mas ninguém desvia para golo. O golo fez muito bem ao Real que passou a controlar as operações no miolo, com uma pressão mais alta do que fizera no primeiro tempo. Aos 57', lançamento lateral de Pedro Pereira para cabeceamento de Cacito ao lado. Dois minutos depois, incursão de Tomás pela direita que termina com um cruzamento para a área onde Télis e Pratas disputam o lance com o avançado do Real a cair. O árbitro nada assinala e a bola sobra para David Rosa que remata com a bola a sair bem perto do poste, após desvio de Télis. No minuto seguinte, Sandro cai na área num lance com Gong mas as imagens não são esclarecedoras. Apesar de estar a perder, Luís Silva é forçado a reforçar o meio campo e troca Vítor Gomes por Bobó (63'). Um minuto depois, Jorge Alves cabeceia muito por cima. Aos 69', naquela que terá sido a sua única intervenção negativa na partida, Tomás inventa numa saída para o ataque, perde a bola e acaba por derrubar Jorge Alves. Vê amarelo. Do livre apontado por Divaldo não surgiu perigo. Aos 74', João Silva refresca o ataque, trocando Pratas por Caramelo. Esperava-se maior risco do Sintrense em busca do ataque, pelo que a opção por refrescar o ataque do Real e preparar-se para um jogo mais directo nas costas da defesa parecia ser a decisão mais acertada. E foi. Dois minutos mais tarde, Luís Silva confirma a leitura de João Silva, ao trocar Télis por Ricardo Feijó. Aos 82', livre apontado por Rodri, com mais um cabeceamento de Jorge Alves a sair por cima. Quatro minutos depois, o último lance de perigo relativo no jogo. Livre apontado por Pedro Marques a fazer chegar a bola à área onde Jorge Alves não consegue desviar para a baliza. Ainda houve tempo para a estreia do ex-júnior Romano, entrado para o lugar de Ventura. Nos 3' de compensação concedidos pelo árbitro algarvio Carlos Cabral, nada de relevante ocorreu.

Notas:

- Num jogo em que o Real praticamente ofereceu metade do jogo ao adversário, os três primeiros pontos da época conquistados em casa acabaram por nem ser muito sofridos. O Sintrense não criou oportunidades de golo e o Real ainda fez entrar a bola nas redes do Sintrense à beira do intervalo. Ainda assim, talvez o resultado mais adequado fosse um empate.

- Após o lamentável Real-Sacavenense (0-4) da época passada, os irmãos João e Luís voltaram a encontrar-se. Desta vez ao serviço de equipas do concelho de Sintra. Desta vez com a vitória a sorrir ao irmão mais velho.

- Apesar da braçadeira de capitão ter passado para Jibril, David Rosa jogou com a mesma garra de sempre. André Martins voltou à baliza em detrimento de João Ascenso. Oxalá estas alterações não tenham reflexos negativos na prestação colectiva da equipa. Para já, com a vitória frente ao Sintrense, tudo bem.

Sem comentários: