sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Aviso à navegação

Para quem não conhece aquela zona, chegar à Murteira (Loures) é uma aventura. Até avistar o Campo das Corredouras, estava convencido que tinha percebido mal as indicações dadas pela senhora a quem pedira instruções. Mal entrei no campo, a equipa da casa inaugurou o marcador pelo capitão Mário Rui.

Refiro-me ao Murteirense-Loures, partida da Divisão de Honra da AF Lisboa (AFL) que juntou dois clubes próximos e, simultaneamente, distantes. Os visitados estreiam-se esta época na Divisão de Honra da AF Lisboa, enquanto os visitantes lideram a prova e têm como objectivo confesso a subida ao novo escalão que passará a ser a antecâmara das ligas profissionais. Há quem chame ao Murteirense uma espécie de Loures B por ter vários atletas e técnicos com ligações ao GS Loures. Por outro lado, os amarelos da sede de concelho reforçaram-se com atletas de qualidade comprovada, formando uma equipa de nível bem superior ao que habitualmente se vê nos Distritais.

Ainda assim, no Domingo passado, quem saíu vencedor foi o Murteirense. E, verdade seja dita, os da casa tiveram chances mais do que suficientes para vencer por um resultado mais dilatado. Apesar da qualidade técnica patenteada, os jogadores do Loures não conseguiram bater a boa e aguerrida organização do Murteirense, comandados pela dupla de centrais composta por Varela e Vítor.

A partida disputada na Murteira demonstra bem as dificuldades que as equipas de maior valia técnica têm ao disputar a Divisão de Honra da AFL. Mais. Com a extinção da 3ªDivisão Nacional, a próxima edição da prova maior da associação lisboeta terá seguramente vários clubes com ambição de regressar aos Nacionais, havendo espaço apenas para a subida de um. Os clubes aqui representados pelo Murteirense tratarão de dificultar a vida dos que apresentam maiores pretensões.

Se uma descida aos Distritais já encerrava alguma dose de dramatismo para alguns clubes, passará a ser mesmo um momento extremamente delicado na gestão dos clubes. O que acontecerá ao GS Loures caso falhe a subida ? Veja-se o exemplo do Sacavenense que caíu até à 1ªDivisão distrital antes de regressar a palcos mais condizentes com o seu historial.

Uma coisa parece certa e essa é a aposta do Loures. Vários jogadores que foram determinantes na subida do Casa Pia na época passada, abraçaram este projecto. Registo ainda para os regressos à actividade do guardião Ginja e do central Eduardo Simões. A acompanhar.

Sem comentários: