sábado, 14 de abril de 2012

Fofó vence Real - justica nem nos tribunais

7/4/2012
3ªDivisão - Série E - Fase de Subida - 3ªJornada
FUTEBOL BENFICA-REAL 2-1
Arb: Tiago Góis (AF Coimbra)
Futebol Benfica-Formiga; Naia, Didi, Gerson e Vital (cap.); Diogo, Batalha (Adilson 45') e Fayad (Moreira 76'); Pedro Silva (Hugo 90'), André e Pina
Tr. Pedro Barroca
Real-André Martins; David Rosa, Bruno Lourenço, Araújo e Paulinho; Dino (cap.), Kikas e Ladeiras (Michael 76'); Ventura (Jibril 68'), Alcides e Caramelo (Tiago Gonçalves 81')
Tr. João Silva

O Fofó, a realizar uma grande época de regresso aos Nacionais, recebeu o Real na liderança desta fase que decide os dois clubes que subirão à 2ªDivisão. Como se esperava, o jogo foi bastante disputado, com o equilíbrio a ser a nota dominante. O primeiro lance junto das balizas aconteceu quando Pedro Silva desceu pela direita e colocou em Fayad que rematou ao lado. Depois de alguns minutos sem lances de registo, apesar do maior pendor ofensivo do Real, a equipa visitante chegou à vantagem. Bruno Lourenço sobe no terreno, combina com Kikas e é derrubado por Didi na área do Fofó. O árbitro assinala grande penalidade mas mostra apenas amarelo ao experiente central da equipa da casa. Chamado a converter, Alcides marca para a direita de Formiga inaugurando o marcador (18'). A toada do jogo não se alterou. Pouco depois, Ladeiras surge solto à entrada da área mas perde o momento para o remate. O lance acaba por se perder. Na resposta, a melhor chance do Fofó. Fayad cruza para a área, os centrais do Real não conseguem aliviar e a bola fica ao alcance de Diogo Calheiros que desvia ao lado (22'), num lance idêntico ao que dispôs no jogo da primeira fase. O jogo entrou então numa fase em que nem Formiga e André Martins tiveram de se esforçar. Antes do intervalo, voltou a ser o Real a mostrar-se mais perigoso. Primeiro foi Ladeiras que ganhou boa posição para o remate mas a bola saiu ao lado (37'). Aos 44', foi Caramelo a aganhar espaço na área mas a rematar contra Vital.


Para o segundo tempo, Pedro Barroca fez entrar Adilson para o lugar de Batalha, naquela que foi a alteração marcante para o decorrer da partida. Apesar disso, a primeira equipa a criar algum perigo no segundo tempo foi o Real. Ventura remata ao lado após uma das melhores jogadas da partida, num lance em que a bola passou por vários jogadores visitantes. Após um livre marcado por Vital, Naia ganha espaço na área mas remata ao lado (53'). Pouco depois, mais uma boa jogada do Real, com finalização fraca de Caramelo, quando Ventura surgia solto à esquerda (56'). Quatro minutos depois, Ladeiras remata por cima após novo lance de envolvimento do ataque do Real. O Real não fez o segundo golo e o Fofó empatou. Num lance algo fortuito, a bola sobra na quina da área para Adilson rematar forte e cruzado, sem hipóteses para André Martins (63'). Dois minutos depois, Adilson "tira" o primeiro amarelo a Paulinho. Receando o jogo directo do Fofó, João Silva troca Ventura por Jibril (68'). Aos 71', Caramelo cruza para a pequena área mas Ladeiras chega tarde ao desvio. Depois ainda houve um fora-de-jogo duvidoso assinalado a Caramelo, travando um contra-ataque e um remate de Fayad por cima, até ao minuto 79'. Esse foi outro momento decisivo na partida. Depois de ter deixado passar sem admoestação diversas faltas, o árbitro de Coimbra conseguiu a proeza de expulsar o lateral do Real (Paulinho) por acumulação. Considerando o critério largo que foi mostrando ter, a expulsão de Paulinho é de despropósito. Reduzido a dez, João Silva teve de dar novo passo atrás, trocando Caramelo por Tiago Gonçalves (81'). Ainda assim, o Real reagiu bem à expulsão. Aos 86', Kikas desmarca Dino que faz o chapéu a Formiga. No entanto, a bola sai um pouco por cima. Na resposta, marcado por Araújo, Adilson faz a rotação e remata para defesa de André Martins. Já perto do final do tempo regulamentar, Vital entra pela esquerda e coloca a bola na área, onde surge solto Pedro Silva para bater André Martins, numa posição duvidosa (89'). Sem justificar, o Fofó estava na frente do marcador e assim ficaria até ao apito final cinco minutos depois.
Num jogo em que o resultado mais justo seria o empate ou, a haver um vencedor, este teria de ser o Real, o Fofó consolidou a liderança da Série E. Destaco pela positiva a prestação de Ladeiras no Real e o facto do Fofó ter vencido mesmo na ausência do goleador Frutuoso. Após três jornadas, o Fofó lidera com 26 pontos, seguido do Oeiras (25), Pero Pinheiro e Casa Pia (23), Real (21) e Sintrense (20). Para amanhã estão marcados os jogos Oeiras-P.Pinheiro, Real-Casa Pia e Sintrense-Futebol Benfica.

Sem comentários: