Campo José Silva Faria (Loures)
GS LOURES-CF SANTA IRIA 4-2
Loures-Hugo; Tiago, Vilela, Diogo Martins e Eduardo Simões; Monteiro (Cap.), Ivo e Pedro Augusto; Saraiva, Pauleta e Cabral
Tr.Luís Silva
Santa Iria-Costinha (Cap.); Bruno Gimenez, Pedro Geria, Alhinho e Pitorro; Pedro Cavaco, Nuno Caldas e Telmo; Ricardo Oliveira, Flecha e Roger
Tr.Roque
O Loures recebia o terceiro classificado sabendo que apenas uma vitória o poria a cobro do que o Águias da Musgueira fizesse frente ao lanterna vermelha Damaiense. Logo a abrir, o Santa Iria marcou. Quase na resposta, o Loures empatou. O início do jogo apanhou-me de surpresa tal que não tenho imagens dos golos.
À passagem do minuto 14, Flecha finaliza de cabeça e volta a colocar o Santa Iria na frente do marcador. Aos 23', Pedro Augusto iguala na marcação de um livre directo. Dois minutos depois, o Loures adianta-se no marcador na sequência de um lançamento lateral. Pauleta aproveita a passividade da defesa visitante e coloca a bola sobre o guardião do Santa Iria. Aos 30', o Santa Iria quase empata de canto directo mas a bola bate na trave, como já acontecera na baliza contrária. Depois de um início louco, o jogo acalmou até ao intervalo.
A toada do jogo manteve-se no segundo tempo até ao minuto 58. Bruno Gimenez derruba Eduardo Simões na área e o árbitro assinala penalty. Ivo Miranda converte e o Loures passava a vencer por 4-2. Ainda assim, manteve-se a expectativa do que poderia ocorrer se o Santa Iria reduzisse a desvantagem no marcador.
Isso esteve perto de acontecer nos minutos 69 e 76, tendo Telmo como protagonista. No primeiro caso, num livre apontado e que vai à base do poste. No segundo, num remate de primeira que sai à figura de Hugo.
Como é hábito nos jogos da Divisão de Honra, as inúmeras substituições não contribuiram para a fluidez no jogo que, até ao final, não registaria mais nenhum lance relevante.
Num jogo em que os vizinhos de Santa Iria da Azóia deram boa réplica, o Loures garantiu o regresso aos Nacionais, algo que não acontecia desde 2005/06.