O sorteio da 2ªFase da 2ªDivisão foi hoje realizado. Serão dez jornadas para decidir os 4 clubes que jogarão a subida e os 12 que vão descer à 3ªDivisão.
A competitividade nas jornadas de disputa pela permanência está garantida, pelo menos nas primeiras jornadas. No entanto, o mesmo não se passa com a disputa da subida.
A maioria dos 24 clubes que, nas quatro séries, disputarão a subida, não pretende subir de divisão. Isso implicaria encargos financeiros que exemplos recentes de Barreirense e Olivais e Moscavide, parecem desaconselhar. Neste contexto, como serão disputados os 120 jogos que hoje ficaram calendarizados para a Fase de Subida ?
Este quadro é ainda mais complexo na Série D. A Associação Desportiva do Carregado terminou a 1ªFase no 1º lugar. Em declarações recentes, dois dirigentes do clube do concelho de Alenquer, assumiram posições diametralmente opostas. Enquanto um defende que seria uma boa oportunidade que o concelho não poderia desperdiçar, o outro indicava ser o princípio do fim do Carregado.
Como será o comportamento desportivo de uma equipa que sabe o que a sua Direcção defende nesta matéria ? É verdade que ainda se jogará a subida com o vencedor de outra Série, mas será que os atletas vão poder colocar todo o empenho na disputa desses jogos, sabendo que o seu Clube não quer subir ?
Em nome da transparência, este é (mais) um motivo para a reestruturação económica do futebol português.