quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Irmãos no banco

João e Luís são irmãos. Treinam equipas de futebol sénior e irão encontrar-se no próximo domingo, quando o Sacavenense se deslocar ao campo nº 2 do Real para a antepenúltima jornada da primeira fase da Série E da 3ªDivisão Nacional. Filhos de uma figura destacada do futebol português (Carlos Silva), João receberá Luís numa posição bem mais favorável. O primeiro ocupa um dos lugares que disputarão a subida, enquanto o segundo terá de vencer para ainda manter essa perspectiva.

Há outras duplas de irmãos treinadores no futebol português. Cito os exemplos dos manos Piteira (Carlos e José) e de Carlos Simão/José Romão. Tanto quanto sei, nunca se defrontaram, pelo menos a nível nacional. A única situação de que tenho registo em que dois irmãos se defrontaram nos bancos num jogo de séniores nos campeonatos nacionais ocorreu há 12 anos.

A 13 de Fevereiro de 2000, disputou-se a 20ªjornada da Zona Sul da 2ªDivisão B e o Louletano deslocou-se à Madeira para defrontar o União local. Apesar de ocupar as primeiras posições, o União perdeu em casa com o Louletano, posicionado a meio da tabela. Paulo Russo, com o jogo a terminar, marcou o golo que deu a vitória a Fernando Pires frente ao seu irmão mais velho. No final da época, o União ficaria em 3º, mas a 11 pontos do promovido e rival Nacional, enquanto que o Louletano se quedaria na 14ª posição, garantindo a manutenção. A repetir-se este cenário no próximo domingo, Luís vencerá João. No final se verá.

2 comentários:

Emanuel Baleizão disse...

Caro Jorge, comenta-se por aqui que o Sintrense protestou o jogo contra o Real, em que perdeu por 1-0 em Massamá, devido a um jogador mal inscrito na equipa do Real. Como você está sempre por dentro da notícia, há algum fundo de verdade nisto?

Um abraço

Jorge Barata disse...

Emanuel, desconheço o tema. O que posso dizer é que quase um mês antes (frente ao Alcochetense) já o Caramelo tinha alinhado durante a segunda parte. Seria um erro crasso. Duvido que seja confirmado. Abraço