sábado, 31 de março de 2012

Incendiários

Nos meus tempos, o curso tinha a duração de cinco anos. Com Bolonha, passou para três. Assumindo que na Holanda ninguém se licencia em Sociologia em dezoito meses, talvez Marc Janko seja um reputado sociólogo na sua Áustria natal. Que se saiba não é assim. Aliás, se assim fosse, não teria proferido as palavras que proferiu a uma revista do seu país: “No Norte, vivem os trabalhadores, no Centro, os académicos, e no Sul, vulgo Lisboa, gasta-se o dinheiro. Isto é a origem da rivalidade que se vive também no futebol.”

Os três diários desportivos citaram as declarações de formas distintas, mesmo na tradução do alemão. Irrelevante. O que releva desta “estória” é que vivemos uma situação económica e social complicada e que ameaça deteriorar-se ainda mais. No futebol, joga-se um final de época entusiasmante e com polémicas inflamadas.

Se estas declarações não têm origem nos responsáveis portistas, têm a sua anuência. Com a Primavera surgiram os primeiros incêndios. Convém ir registando quem vai acendendo os fósforos.

Sem comentários: