sexta-feira, 22 de junho de 2012

Notas de Barcelona III

Barcelona 3

1. Como andei a cem à hora nos dois primeiros dias, o último dia em Barcelona serviu para ir a locais que não planeara visitar. A ida a Tidibabo confirmou que esta cidade é agora a minha cidade preferida de entre as que conheço no Velho Continente. Lá de cima se dissipam as duvidas, se estas existissem. Barcelona tem mar, praias, zonas verdes, montanha, história e histórias para dar e vender.

2. Rambla de Poblenou
Perguntei pelo memorial do Dr.Trueta. "É ali em cima, vou nessa direcção".
Os minutos que se seguiram são daqueles inolvidáveis e que constituem lições. "Português? Mas falas bem o espanhol. Seria bem mais fácil se todos falassem a mesma língua". Arrisquei falar da Torre de Babel. A reacção que obtive foi um ataque à religião. "Isso são histórias que nos contam os curas". "Se Deus tivesse castigado os Homens pela Torre de Babel, o que faria hoje que o Homem já foi à Lua".
Tinha 4 anos quando rebentou a Guerra Civil, fez oitenta em Janeiro. "Tempos dificeis, quando os franquistas entraram na cidade", disse eu. Pois...

3. Nasceu no quatrocentos e pouco da Pere IV. Passou fome enquanto os armazéns do Estado abarrotavam de mantimentos, alguns retirados de pessoas como o seu Pai, que ía de bicicleta até Vic, trocar umas solas da fábrica de sapatos em que trabalhava, por comida para os quatro dos seis filhos (um deles haveria de morrer em combate) que não lutavam contra os
franquistas. Quando estes entraram na cidade, foi com uma irmã aos tais armazéns, abandonados pelos republicanos em fuga apressada rumo a França. Não há inocentes nesta História.

4. Na actualidade, e apesar de dizer que o PP é menos mau que o PSOE, atribui as culpas da crise ao "Capital". Após 50 anos de descontos, tem uma reforma que lhe permite viver condignamente sem luxos, mas receia pelo futuro dos dois netos. A realidade está sempre a dar exemplos da sua imensa complexidade.
- Até um dia destes
- Amanhã vou para Bilbao
- Bilbao ? Cuidado com a ETA!
Riu-se. Afinal de contas, já viveu uma Guerra Civil.

5. Depois das 17h15, a entrada na Catedral é grátis e vale bem a pena. Depois ainda fui até à Basilica de Santa Maria del Mar. Esmagador.

6. Ainda havia tempo para uma paragem no grotesco edifício do El Corte Ingles. Então não é que foi preciso ir ali para encontrar um livro que suspeitava existir mas que nem na loja do Barça vira ? Trata-se de um pequeno mas volumoso livro com o manancial estatístico da História da equipa principal de futebol do Barça.

7. Depois faltava encontrar um lugar para ver se a Grécia colocava a Alemanha fora do Euro.

8. Na primeira parte, a Grécia resiste ao ataque alemão enquanto janto perto de Passeig de Gràcia. O golo alemão, a par das tapas de chouriço e de choco frito deram-me vontade de ir embora. Fui andando sem fazer grande questão do destino do passeio e do jogo. A certa altura, pareceu-me ver 2-1 numa tv. Continuei pela Diagonal acima mas a primeira estação de metro que encontrei foi Maria Cristina. Vejam no mapa. O chouriço e o choco estão mais do que digeridos.

9. O jogo já deve ter terminado. O wifi dos Irmãos me dirá. Ainda vou em Tarragona. Ficam a faltar 14 estações!

10. Grécia 2-Alemanha 4
Não houve surpresas. Amanhã há mais mas não aqui.

Adéu Barcelona! Kaixo Bilbo! BlogBooster-The most productive way for mobile blogging. BlogBooster is a multi-service blog editor for iPhone, Android, WebOs and your desktop

Sem comentários: