1. É frequente uma equipa vencer um jogo através do desempenho do seu melhor jogador. Se o jogo for marcado pelo equilíbrio, esse factor é ainda mais relevante. O jogador que desata o nó de uma partida é, muitas vezes, o melhor jogador da equipa. Quarta-feira, frente à Dinamarca, Cristiano Ronaldo voltou a não fazer jus à sua auto-proclamada condição de "melhor do mundo". Nem sou dos que criticam a vertente defensiva. A esse nível, o processo defensivo do Real Madrid de Mourinho precisa menos de CR7 do que o Portugal de Paulo Bento. Mas ver um Cristiano Ronaldo sem confiança e alegria é outra história.
Há quem insista em dizer que falta a qualidade da companhia que tem no Real. O argumento parece-me não colher. Em primeiro lugar, a selecção até conta com outros dois colegas de Ronaldo no Real. Quanto aos restantes oito, não são jogadores de segunda qualidade. Mesmo que assim fosse, lembremos os exemplos de Ibrahimovic ou Shevchenko, para citar apenas dois exemplos presentes neste Europeu. Mesmo numa equipa de menor qualidade, o "melhor" dá nas vistas pela positiva. A resposta estará a outro nível, portanto. O slogan diz "Onze por todos, todos por onze". No entanto, parece-me que Cristiano Ronaldo sente que o slogan é "um por dez milhões e dez milhões por um". A culpa é de Messi.
Se não existisse Messi, Cristiano Ronaldo seria, indiscutivelmente, o melhor jogador de futebol da actualidade. Nesse caso, o seu objectivo de ser "o melhor" estaria cumprido e poderia, com toda a "tranquilidade", exibir-se sem pressões auto-impostas.
2. Dentro de pouco mais de quatro horas já se saberá se a Selecção volta para casa ou defronta checos ou gregos nos Quartos-de-Final. Se não houver surpresas de maior, os Quartos-de-Final terão um Rep.Checa-Portugal e um Grécia-Alemanha. E aí aposto que a Grécia vai mandar os alemães para fora do Euro. A ironia no seu melhor.
1 comentário:
1. Parece que finalmente o CR7 está melhor da lesão na cabeça que o apoquentou nos 2 1ºs jogos...e foi finalmente decisivo. Se jogarem todos assim, com destaque ainda para o incansável Fábio, o inteligente Moutinho, o trabalhador Veloso e o rápido Nani, pode ser que a meia final esteja a 1 passinho de bébé.
2. Vou torcer tanto ou ainda mais pelo Engº do Penta do que quando ele estava no Benfica...
Enviar um comentário