sábado, 9 de junho de 2012

Portugal-Alemanha (-2 horas)

Muito se tem escrito sobre as duas selecções. A maior parte dos jogadores alemães são mais novos que Cristiano Ronaldo, lia-se hoje. Talvez convenha ver um pouco mais longe. Tendo como base de análise as cinco fases finais de Europeus e Mundiais desde 2004 (inclusive), chegamos a números bem mais relevantes.

Há uma ligeira vantagem alemã na média de participações nas cinco fases finais por jogador convocado para o Euro 2012 - 2,26 para cada um dos 23 alemães e 2,22 para cada um dos portugueses.

Bem diferente é a lista dos mais experientes em fases finais. Vejamos.

Portugal apresenta apenas um totalista - Cristiano Ronaldo. Com presença em 4 Fases Finais, temos apenas Hélder Postiga. Com três presenças, há vários - Bruno Alves, Hugo Almeida, Miguel Veloso, Pepe, Raúl Meireles e Ricardo Costa. Na Alemanha, as coisas são bem diferentes. Totalistas são quatro - Bastian SCHWEINSTEIGER, Lukas PODOLSKI, Miroslav KLOSE e Philipp LAHM. Com quatro temos o central Per MERTESACKER e com três o avançado Mario GÓMEZ.

Daqui se conclui que o onze base alemão é bem mais experiente nestas andanças. Não só tem mais jogadores totalistas como os portugueses com três presenças são (ou foram), fundamentalmente, suplentes.

Nesta perspectiva, os números não jogam a favor de Portugal. Mas Portugal nunca foi eliminado na fase de grupos de um Europeu. Por outro lado, quando ficou agrupada com Portugal, a Alemanha deu-se mal. Isso aconteceu em 1984 e em 2000. Vejamos como será em 2012.

Sem comentários: